sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

HOTELEIRO


O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infraestrutura do estabelecimento, verifica as instalações e negocia com fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções também são suas funções.

O mercado de trabalho

O Brasil tem grande potencial turístico a ser explorado, e, por isso, a área é promissora para bacharéis tecnólogos. De acordo com o Ministério do Turismo, entre janeiro e fevereiro de 2009, o turismo interno cresceu 20%. Esse número é resultado da venda de pacotes turístico se de passagens aéreas e da ocupação dos hotéis nesse período. "Todos os anos aumentam as ofertas de trabalho com a presença de novos empreendimentos das redes nacionais e internacionais",afirma Carolina Chaves, professorado curso tecnológico da Fatec SENAC - RS. Flávia Oliveira Marinho, coordenadora pedagógica do bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac (Senac-SP), em São Paulo, diz que a área está em plena expansão devido à mão de obra qualificada, à divulgação de destinos em todas as regiões, às belezas naturais e ao preço acessível. "O investimento de capital estrangeiro no segmento turístico no Brasil é crescente, mesmo com a crise econômica mundial", afirma Flávia. As áreas em destaque são as tradicionais, como eventos e administração, e a prestação de serviços de hotelaria, alimentação e governança principalmente em hospitais e condomínios. "Destaco ainda os eventos corporativos e a atuação em clínicas e spas", diz Cristiane Barreto, coordenadora do curso tecnólogo em Hotelaria do Centro Universitário da Bahia (FIB-BA), em Salvador. São Paulo é a cidade brasileira que mais recebe visitantes durante a semana por causa do grande volume de negócios e, assim, absorve muitos profissionais. O Rio de Janeiro também recepciona eventos corporativos e ainda tem o turismo de lazer. A Região Nordeste apresenta alta demanda pelo profissional, sobretudo por mão de obra especializada. "Na Bahia, estão previstos novos investimentos tanto no litoral norte quanto em Salvador", esclarece Cristiane Barreto. Em 2006, por exemplo, o Grupo Pestana, a maior rede hoteleira de Portugal, assumiu o controle das pousadas da Costa do Sauípe, e grandes redes, como Accor, Tropical, Othon, Transamérica e Iberostar, marcam forte presença. A Costa dos Coqueiros deverá contar,em dezembro de 2009, com a inauguração do Hotel Fiesta, um cinco-estrelas dentro da Reserva Imbassaí, a 65 quilômetros de Salvador e entre a Praia do Forte e a Costa do Sauípe. O Sul do país também oferece vagas, especialmente na região serrana e em Florianópolis. "Santa Catarina tem boas oportunidades na alta temporada, e o Rio Grande do Sul está em expansão, com considerável aumento nos meios de hospedagem", completa Carolina Chaves. Para conseguir os melhores postos de trabalho, é essencial ter fluência em inglês, além de conhecimentos em uma terceira língua, como espanhol ou francês. A área acadêmica apresenta boas perspectivas, pois muitas faculdades e vários cursos técnicosde Hotelaria são criados no país e precisam de pessoas capacitadas para dar aulas.

O curso

bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade desde o primeiro ano. A formação é generalista porque inclui disciplinas como contabilidade, filosofia, comunicação e expressão, história e patrimônio cultural, marketing, gestão financeira, geopolítica e economia mundial, entre outras.Durante o curso costuma haver aulas de inglês e espanhol. As disciplinas específicas de Hotelaria, muitas em laboratório e hotéis-escola, ocupam boa parte da carga horária: operações hoteleiras, alimentos e bebidas, gestão de viagens, gestão de custo, preço e receita. Em algumas instituições, Hotelaria é habilitação do curso de Turismo. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios para obter o diploma.  

Duração média: três anos e meio.




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MARKETING

É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produto se serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo,por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising (veja a definição no item O que você pode fazer).


O mercado de trabalho


Há boas ofertas de emprego em todas as regiões do país. A maioria dos empregadores está nas regiões Sul e Sudeste: "São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba são os destaques",diz Giancarlo Ricciardi, coordenador do curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi,em São Paulo. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, devido ao crescimento do mercado de consumo dessas regiões, as empresas buscam gestores para os seus departamentos de marketing e vendas. "Nas indústrias agropecuária, têxtil, moveleira e de tecnologia – geograficamente dispersas pelo país – sempre surgem oportunidades", completa Marcos Nepomuceno, coordenador do curso de Propaganda, Publicidade e Criação do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. 


Bacharéis tecnólogos são solicitados por empresas de diversos portes e pelo setor de serviços para acompanhar o desempenho de seus produto se, se necessário, executar ações de marketing para elevar as vendas. "Aumenta a demanda de médias e pequenas empresas por ferramentas e recursos do marketing. Essa mudança, que é estrutural, traz resultados a médio e longo prazo, permitindo o crescimento das ofertas de trabalho. Além disso, as grandes corporações desenvolvem ações mercado lógicas cada vez mais complexas e sofistica das,o que gera oportunidade para os profissionais bem qualificados", diz Nepomuceno. As áreas que mais empregam são as ligadas ao varejo (vendas), ao marketing B2B (business to business – comércio eletrônico associado a operações de compra e venda de informações, produtos e serviços pela internet ou redes privadas de negócios) e as que levam em conta a opinião do consumidor, como pesquisa de mercado. 




Há oferta de cursos de bacharelado em grande parte do Brasil. Desde o começo do curso mesclam-se disciplinas gerais com específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao marketing, contabilidade, filosofia e ética profissional. A partir do terceiro ano começam matérias mais peculiares do marketing, como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing, comportamentos de compra B2B, além de marketing industrial, de serviços, de varejo, global, corporativo e direto. Estuda-se também produção e leitura de textos e aspectos ligados à gestão em vários segmentos, como gestão de preços,de produtos e de comunicação. No último ano deve-se fazer a opção entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Na conclusão do curso é exigida a apresentação de um trabalho.



Duração média: quatro anos.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

NATURÓLOGO


O que é ser um naturólogo?

O naturólogo, ou natuterapeuta, é o profissional que estuda e aplica a naturologia. A naturologia é a ciência da área da saúde que estuda, dentro das terapias naturais, métodos modernos e tradicionais de cuidado, manutenção e recuperação da saúde, na tentativa de promover o bem-estar, a qualidade de vida e equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive. Esse profissional é responsável por identificar a origem dos desequilíbrios causadores das doenças, pesquisar técnicas, analisar as necessidades individuais, recomendar os tratamentos complementares mais adequados a cada paciente e detectar possíveis problemas de saúde, sempre visando sua integridade física e psicológica. Dentro das áreas de pesquisa do naturólogo estão: as plantas medicinais e essências de flores, suas características e efeitos no organismo humano, cores e luzes, massagens terapêuticas e específicas, importância das atividades físicas e da alimentação saudável, entre outras, analisando e adaptando as técnicas de tratamento às características e necessidades específicas de cada paciente.

Quais as características necessárias para ser um naturólogo?

Para ser um naturólogo, são necessários conceitos da área de humanas, como psicologia e antropologia, além do conhecimento aprofundado das ciências naturais, suas aplicações, indicações, propriedades básicas, benefícios e etc. Conhecimentos de medicina e de técnicas tradicionais e modernas de tratamento também são importantes. Além disso, outras características interessantes são:

Qual a formação necessária para ser um naturólogo?

Por ser uma profissão muito nova ainda, no Brasil, existem poucos cursos de formação para naturólogos, embora os existentes já sejam reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Para os interessados em ser um profissional dessa ciência da saúde é necessário diploma em curso superior em naturologia, com a duração média de quatro anos e meio. Nos dois primeiros anos da graduação, as matérias são básicas para todos os curso da área da saúde, por exemplo anatomia, fisiologia, farmacologia, antropologia e psicologia, além dos estudos em botânica, biofísica, bioquímica e psicopatologia. Depois disso, o estudante cursará disciplinas profissionalizantes baseadas na medicina chinesa, Ayurveda, terapias vibracionais, antroposóficas e xamânicas, como fitoterapia, massoterapia, cromoterapia, terapia floral, nutrição aplicada em naturologia, hidroterapia, aromaterapia e muitas outras.

Principais atividades

  • realizar consulta com o paciente
  • analisar as necessidades e os problemas individualmente ou em grupos
  • diagnosticar os problemas, sejam de origem física ou psicológica
  • identificar desequilíbrios precursores de doenças
  • analisar o paciente e elaborar a melhor forma de tratamento
  • estudar as terapias naturais, suas propriedades, indicações e benefícios, para adequar o tratamento ao paciente
  • elaborar um tratamento envolvendo as terapias naturais, ou até combinando-as, de maneira a torná-lo mais eficiente, de acordo com as necessidades do paciente
  • realizar as terapias naturais juntamente com outros profissionais e técnicas, como forma complementar de tratamento, tentando assim melhorar sua eficácia.
  • verificar melhoras no quadro do paciente, e analisar os benefícios e os efeitos de cada tratamento em naturologia, reestruturando- o se necessário
  • trabalhar em conjunto com outros profissionais, em grupos multidisciplinares de pesquisa e aplicação de terapias




  • palestrar sobre temas como Qualidade de Vida ou outros relacionados as terapias complementares e alternativas

Áreas de atuação e especialidades

O objetivo do Naturólogo é promover a saúde estimulando o indivíduo a encontrar o caminho inverso da doença, sempre buscando a causa do desequilíbrio vivido. O Naturólogo pode então atuar em diversos lugares como:
  • instituições hospitalares, casas de saúde ou postos de saúde: trabalha na elaboração de planos de tratamento utilizando terapias complementares e alternativas na busca da promoção, recuperação e manutenção da saúde
  • casas de repouso: trabalha na aplicação das técnicas de terapias naturais aos idosos, procurando a melhoria da qualidade de vida e a diminuição de sinais e sintomas como transtornos depressivos e ansiosos, dores e carências afetivas
  • estabelecimentos hoteleiros, resorts e estâncias hidrominerais: trabalha junto à grandes empresas hoteleiras, oferecendo aos hóspedes consultas e terapias naturais, visando seu bem-estar e lazer
  • spas e clínicas: trabalha com as terapias naturais, sempre tentando adequar as terapias ao cliente
  • instituições de pesquisa: trabalha com a pesquisa de técnicas naturais antigas ou modernas,em grupos multidisciplinares ou não, estuda a história do seu desenvolvimento e as formas de melhorá-las
  • clínicas privadas: pode trabalhar no atendimento ou na gerência de clínicas de terapias alternativas e spas, sendo funcionário ou dono da mesma
Esse profissional atua na área da saúde e do tratamento médico complementar, podendo atuar junto a todas os tipos de terapias naturais. Entre elas, as mais comuns são:
Esse profissional atua na área da saúde, não havendo limite de idade para beneficiar-se das práticas de um naturólogo. Entre todas as técnicas terapêuticas que compõe as práticas integrativas e complementares, as mais comuns são:
  • cromoterapia: tratamento através da vibração das luzes e freqüência das ondas luminosas
  • fitoterapia: tratamento através dos princípios vegetais e plantas medicinais em forma de chás, tinturas e extratos
  • hidroterapia: técnica que utiliza a água em forma de banhos, pedilúvio, escaldapés, etc para promover o bem-estar e saúde
  • massoterapia: massagem que promove o equilíbrio corporal
  • reflexologia: técnica que promove o equilíbrio dos reflexos através de manipulações em zonas reflexas como pés e mãos
  • iridologia e irisdiagnose: técnicas que se baseia nos olhos do paciente (íris)
  • terapia floral: tratamento por meio de florais , que são essências de plantas e flores
  • aromaterapia: técnica que promove o bem-estar a partir dos aromas de óleos essenciais
  • arteterapia: envolve a arte como método terapêutico através de desenhos, construções em argila, pinturas, etc
  • auriculoterapia: método que envolve a orelha e os reflexos do equilíbrio através da aplicação de estímulos terapêuticos como sementes e microesferas
  • técnicas de meditação e Yoga
  • trofoterapia: técnicas de nutrição e dietas naturais
  • talassoterapia: tratamento com princípios minerais

Mercado de trabalho

As formas de tratamento alternativo estão em constante crescimento no mercado mundial, apesar da falta de estatísticas oficiais. A OMS (Organização Munidal de Saúde), já tem registradas 138 terapias alternativas. Esse aumento da procura às terapias alternativas faz com que o mercado esteja cada vez mais favorável para os profissionais da naturologia, não só no Brasil, mas no mundo todo. Segundo estimativas, no Brasil, em cinco anos, o número de profissionais de terapias alternativas triplicou, atingindo os 60.000 profissionais.
Especificamente para o naturólogo, o mercado é bastante promissor. O reconhecimento de um novo conceito e forma de olhar um indivíduo tem conquistado a população, e os benefícios de técnicas terapêuticas milenares como a acupuntura e a massoterapia, comprovam que esta é uma profissão fundamentadamente do futuro.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CONTABILISTA


Ao profissional habilitado nesta área cabe a escrituração regular de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das instituições.
Adotando sistema de processamento de dados, possibilita o controle contábil e orçamentário das empresas.
Elabora balancetes, balanços e demonstrações do movimento por contas ou grupos de contas, de forma analítica ou sintética, visando apresentar resultados gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.
O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver de melhor maneira as atividades em sua área de atuação, o que inclui planejamento, organização, orientação e preparação das demonstrações contábeis, essenciais à elaboração orçamentária de uma empresa.

Também analisa a classificação e avaliação de despesas para apropriar custos de bens e serviços; prepara e fundamenta a declaração do imposto de renda da empresa para avaliar o valor do tributo devido.
O curso de Ciências Contábeis envolve disciplinas como Administração, Marketing, Análise de Balanços e Matemática, entre outras.

Atividades Principais

  • organizar, planejar e controlar atividades e operações contábeis de bancos, empresas e órgãos públicos;
  • levantar balanços e balancetes, averiguando gastos, lucros e perdas, e sugerir a melhor utilização dos recursos financeiros na empresa;
  • controlar as contas em empresas públicas e privadas, gerenciamento, entrada, saída e distribuição dos recursos;
  • realizar trabalhos de auditoria contábil;
  • avaliar a situação patrimonial e financeira da instituição, produzindo relatórios parciais e globais.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação desse profissional é bastante amplo, uma vez que, por lei, toda empresa é obrigada a ter um contador no controle de suas finanças. Tem atuação na área administrativa, econômica, jurídica, tributária e política. Atualmente, a maior oportunidade encontra-se na área de auditoria no setor privado e nas instituições bancárias, bem como na área judicial, devido ao crescente número de processos envolvendo perícias contábeis, tanto no setor público quanto no privado.

Duração do Curso

4 anos

DESENHISTA INDUSTRIAL


Desenho Industrial é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente. Por propriedades formais não se deve entender apenas as características exteriores, mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou de um sistema de objetos) uma unidade coerente, tanto do ponto de vista do produtor como do consumidor.
O desenho industrial abrange todos os aspectos do ambiente humano condicionado pela produção industrial.
Com relação ao fabricante, o desenhista industrial confere ao produto as características de tecnologia e economia, através do conhecimento fundamental dos processos tecnológicos, das técnicas de desenho e expressão visual e do conseqüente custo financeiro envolvido na produção.
Com relação ao comerciante,
o desenhista industrial confere ao produto as características de comercialização e economia, visando à aceitação por parte do público a que é destinado, pela qualidade de produção e pela redução dos custos e conseqüente aumento da lucratividade.
Com relação ao usuário, o desenhista industrial confere ao produto as características de compreensão, de conforto (incluindo as de estética e ergonomia) e de utilidade (cumprir suas funções).
As aulas são desenvolvidas em ateliês de desenho, maquetaria, laboratórios de mecânica, laboratórios de informática, laboratórios de fotografia e núcleos de apoio.

Atividades Principais

Trabalhar no setor produtivo das indústrias:
  • produtos elétricos e eletrônicos;
  • utilidades domésticas;
  • vestuários;
  • equipamentos para automação;
  • equipamentos de precisão e medição;
  • equipamentos médico-hospitalares;
  • ferramentas;
  • maquinaria agrícola;
  • transporte;
  • telecomunicações;
  • equipamento urbano;
  • louças e metais sanitários;
  • luminárias;
  • sinalização;
  • impressos;
  • imagem corporativa;
  • criação de produtos, marcas, logotipos etc.;
  • desenvolvimento de vinhetas para televisão ou marcas para sinalização;
  • elaboração de projetos com novos modelos de móveis, embalagens etc.;
  • definição do material e tecnologia a serem usados na fabricação de um produto; criação do design de interiores, através do
  • detalhamento de construções como portas, armários, estantes, maçanetas, torneiras etc.

Mercado de Trabalho

O desenhista pode atuar em agências de publicidade, empresas de design, redes de televisão, indústrias de móveis, eletrodomésticos, veículos, cerâmica, tecelagem etc.
As oportunidades no mercado de trabalho são cada vez maiores para esse profissional, devido à concorrência com os produtos importados, e não há indicação alguma de que a demanda por esses profissionais venha a se reduzir.
O ramo que se encontra em maior ascensão é o de design de interiores, para o qual o mercado de trabalho exige cada vez mais o domínio dos recursos de multimídia e de computação gráfica.

Duração do Curso

4 anos

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ENGENHEIRO DE PESCA


De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o mundo produz cerca de 30 milhões de toneladas de organismos aquáticos criados em cativeiro - número que vem aumentando, em média, 8% a cada ano. É nessa onda promissora que navega o engenheiro de pesca, o especialista na exploração de peixes, crustáceos e moluscos. Seja nas fazendas aquáticas, no mar ou rios, é ele quem faz a ponte entre a tecnologia e a extração de alimentos das águas. Para isso, acompanha as diversas etapas da criação, reprodução e captura e planeja novas formas de exploração, armazenamento, transporte e processamento.
"Eu trabalho com pesquisa pesqueira", conta José Augusto Negreiros Aragão, do Ibama, no Ceará. "por meio da observação dos pescadores em suas atividades e da utilização de modelos matemáticos, calculo a quantidade de camarão e lagosta que deve ser capturada, de modo a garantir o estoque sem afetar o equilíbrio ambiental. A preocupação em não explorar os recursos marinhos de maneira predatória é a base de nossa atividade." O cuidado com o meio ambiente não é problema exclusivo dos órgãos públicos. "Os recursos naturais são finitos e estão escasseando", afirma Ricardo Barreira, consultor em engenharia de pesca no Ceará. "Vivemos um momento em que a produção, a tecnologia e a preservação do ambiente devem andar de mão dadas."




O mercado

As melhores oportunidades estão na aqüicultura. "A grande quantidade de açudes e barragens no interior do país favorece o cultivo em cativeiro, principalmente nos Estados do Nordeste e em Santa Catarina", comenta Aragão, do Ibama. Há emprego, ainda, como consultor em empresas que fazem a industrialização e a comercialização do pescado. E, na área de preservação ambiental, em órgãos do governo e em ONGs.


O curso
A grade curricular contém matérias comuns a todos os cursos de engenharia, como física, química, matemática e estatística, além de disciplinas da área de ciências biológicas, como biologia, ecologia e zoologia. Metereologia, oceanografia e fotogrametria também fazem parte do programa, bem como matérias de humanas, como economia. Nas aulas práticas, o estudante aprende técnicas de navegação, métodos de processamento do pescado e de cultivo de peixes, moluscos e crustáceos. O estágio supervisionado é obrigatório no último ano. Duração média: cinco anos.


Novo: Aqüicultura

A Aqüicultura, que até pouco tempo atrás não passava de disciplina da engenharia de pesca, vem experimentando um verdadeira manobra radical. Nos últimos dez anos, a produção brasileira de animais aquáticos triplicou, saltando de 13 000 toneladas anuais para mais de 40 000 em 1998. Atenta a esse mercado potencial, a UFSC, em Santa Catarina, criou um curso específico para a área, que dura quatro anos e meio e tem um currículo interdisciplinar.
Além de aulas de biologia, bioquímica, fisiologia celular e ecossistemas, o estudante aprende geologia, construção civil, hidráulica, instalações elétricas, desenho técnico rural, administração e economia. "O graduado deve sair preparado não só para o cultivo de peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas em gaiolas, reservatórios e tanques, mas também preparado para atuar como empreendedor, capaz de gerenciar a produção de uma fazenda ou outro empreendimento aquático de maneira ecologicamente correta", diz Vinícius Ronzani Cerqueira, coordenador do curso em Santa Catarina.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

DECORADOR



Passamos grande parte da vida entre quatro paredes. Em parte, isso explica por que a carreira de decorador está se firmando no país, com profissionais cada vez mais gabaritados. "Quando comecei, trinta anos atrás, não havia formação especializada. Agora temos no mercado gente competente, vinda dos cursos de arquitetura e de decoração", afirma o decorador paulista Sérgio de Oliveira.
"Trabalhamos para que o homem viva em ambientes mais funcionais e agradáveis", diz Jane Monteiro Franco, coordenadora do curso de decoração da Uemg, em Minas Gerais. Segundo ela, o grande desafio é decorar um ambiente respeitando os desejos, o perfil e a disponibilidade financeira do cliente. Ou seja, na vida real, é raro o decorador poder criar livremente. "Não adianta fazer uma casa com o que existe de mais moderno em móveis, objetos, cores e iluminação se os donos dela têm um estilo conservador", explica.
Nessa profissão, além de desenvolver projetos, você vai coordenar equipes de profissionais, como marceneiros, pintores e eletricistas, que transformarão suas idéias em realidade. No dia-a-dia, a supervisão do trabalho da equipe vai se somar a uma rotina de trabalho puxada, em que jornadas de dez horas são comuns. "A parte mais exaustiva é a época em que executamos um projeto", conta Martha Vidal, decoradora em São Paulo. "Mas vale a pena. A grande recompensa está nas duas pontas do processo: a criação do projeto e a entrega do trabalho."



O mercado

A valorização da aparência das casas e o barateamento dos projetos de decoração fizeram com que o trabalho desse profissional se expandisse entre a classe média. Crescem as oportunidades em adaptação de móveis e espaços: o decorador é capaz de criar ambientes funcionais nos pequenos apartamentos das grandes cidades. Outro nicho são as empresas da área de decoração, em que o profissional ajuda o cliente a escolher os móveis. "Também há potencial na decoração de áreas comerciais, como grandes empresas".



O curso
Os dois primeiros anos são tomados por matérias como estética, história da arte e história do mobiliário. A partir do terceiro, aumenta a carga horária de aulas de projetos em composição de interiores e exteriores (decoração e jardinagem), de perspectiva, desenho artístico e desenho arquitetônico técnico. Duração média: quatro anos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CIENTISTAS DA COMPUTAÇÃO





O curso de Ciência da Computação tem por objetivo formar profissionais aptos a desenvolver e adaptar sistemas de programação, projetando e desenvolvendo softwares básicos.
O campo da Ciência da Computação não se restringe aos computadores. Inclui também o desenvolvimento de trabalhos práticos no setor. Por isso, cabe ao bacharel da Computação dedicar-se aos aspectos científicos, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware.
As características necessárias para atuar na área são raciocínio lógico, exatidão, concentração, organização e iniciativa.
Para atender às solicitações de profissionais dessa área, o currículo pleno do curso inclui disciplinas que abrangem os aspectos mais avançados da computação, possibilitando ao egresso cumprir o seu papel com dinamismo, objetividade e eficiência.

Atividades Principais

  • desenvolver programas para uso específico (softwares), montando e programando redes de computadores em empresas e escritórios;
  • desenvolver programas de uso genérico, tais como planilhas eletrônicas, programas de multimídia etc.;
  • detectar erros e problemas em sistemas operacionais de bancos e grandes organizações;
  • estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e arquitetura de computadores.

Mercado de Trabalho

As perspectivas atuais são ótimas para os cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de softwares e hardwares e consultorias. De fato, com a expansão da economia, houve um conseqüente aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, o que vem acarretando um sensível aumento na demanda de especialistas dessa área.

Duração do Curso

4 anos

ANTROPÓLOGO


Informações -  A Antropologia é ciência que reúne várias disciplinas cujas finalidades comuns são descrever o homem e analisá-lo com base nas características biológicas (antropologia física) e culturais (antropologia cultural) dos grupos em que se distribui, dando ênfase, através das épocas, as diferenças e variações entre esses grupos.
Formação -  Bacharel em Antropologia.
Período de formação – 4 anos.
Níveis - Superior (Graduação, Extensão e Tecnologia), pós-graduação: Mestrado (Especialização, Mestrado)  e Doutorado.
Currículo - Introdução as Ciências Sociais, Problemas de Antropologia Clássica, Problemas de Antropologia Contemporânea, Introdução a Etnologia Brasileira, Pesquisa de Campo em Antropologia, Introdução ao Estudo do Parentesco, Etnologia Comparada, o Estudo de Cosmologias Indígenas, Teorias do Contato Interetécnicos e "Etnodesenvolvimento", Estruturas Sociais Sul-americanas: Balanço Crítico e Novas Abordagens, A Pesquisa Antropológica no Contexto Urbano, Leituras em Antropologia Pós-Moderna, Antropologia Visual, Paradigmas do Teatro na Antropologia, Antropologia e História: Debates em Região de Fronteira, Uma História da Antropologia Brasileira, Do Afro ao Brasileiro: Religião e Cultura Nacional, Introdução a Etnologia da Africa Sub-Saara, Antropologia da Sociedade Multirracial Brasileira: o Segmento Negro, Antropologia Jurídica, Antropologia Política, Movimentos Sociais Rurais, Antropologia da Saúde e da Doença.
Áreas de atuação – Órgãos públicos e ONGs, Universidades, centro de pesquisa etc.
Traços que favorecem o profissional - Equilíbrio  emocional, ou "Inteligência" emocional, aptidão para lidar com coisas concretas e abstratas,  capacidade de concentração, ordeiro, dedicação, criatividade, interesse pelas ciências sociais e biológicas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

BIÓLOGO

O que faz

O trabalho do biólogo é bem amplo. Atua no desenvolvimento de projetos voltados para a preservação da natureza (animais e plantas). Assessora na implantação de projetos de proteção ambiental e na implantação do ISO 14000 nas empresas. Atua na pesquisa científica de instituições públicas e privadas. Trabalha em laboratórios de exames biológicos e patológicos. Muitos biólogos vão para a área do magistério (ensino fundamental e médio). Trabalha em parques ecológicos, museus e zoológicos.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)
Gostar muito da natureza (plantas e animais), capacidade de trabalhar em equipe, conhecer os recursos naturais, facilidade em lidar com animais, interesse pela pesquisa científica.

Mercado de Trabalho
Laboratórios de Análises Clínicas, Universidades, Zoológicos, Órgãos Públicos, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, empresas que prestam assessoria ambiental.

Especializações
Após a formação, poderá fazer cursos nas seguintes áreas: Zootecnia, Genética, Biologia Marinha, Biologia Celular, Botânica, Ciências do Meio Ambiente, Ecologia, etc.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

MÉDICO


O que é ser médico?

A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Este profissional pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Tendo um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Também pesquisa novas drogas, equipamentos, e participa de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Profissional que serve à comunidade, auxilia na prevenção e cura de doenças. Um Médico deve proporcionar melhor qualidade de vida e bem estar físico, mental e social do indivíduo. Serve com apoio a alguém e ajuda resolver seu problema por meio de orientação, medicação ou cirurgia.
Características necessárias para ser um médico:
Uma pessoa que pretende seguir a carreira da medicina precisa acima de tudo gostar de estudar e ler, pois para ser médico é necessário passar por um longo período de estudos. Lidar com a vida humana requer um senso de responsabilidade e espírito solidário, também ser uma pessoa decidida, ter visão do todo, ter bom relacionamento social e sem receio da proximidade física, além de diversas outras características que garantem a saúde pessoal e coletiva da comunidade.

Características desejáveis:

  • autoconfiança
  • auto-controle
  • capacidade de decisão
  • capacidade de lidar com a visão de sangue e de pessoas acidentadas
  • capacidade de pensar e agir sob pressão
  • interesse pelas ciências
  • interesse pelo corpo humano
  • paciência
  • discrição
  • equilíbrio emocional

Formação necessária para ser um médico:

Depois de passar pelo criterioso e seletivo vestibular, para o exercício da profissão é exigido o diploma da faculdade de medicina. O curso superior de medicina é regulamentado pelo MEC, e regido pelos conselhos de medicina. É o curso mais disputado do país no vestibular, tendo duração de seis anos e dividido em três etapas:
  • Ciclo básico (anatomia, fisiologia, farmacologia etc.);
  • Ciclo profissional (ginecologia, cardiologia etc.);
  • Internato ou estágio (nessa fase, o aluno passa, no mínimo, um ano num hospital em período integral).
Depois de formado, o médico que deseja se especializar precisa ainda passar pela residência. Esta fase dura dois anos, em média, e nela o recém-formado trabalha em hospitais, assistido por uma equipe de professores e especialistas da área por ele escolhida.
É preciso preparar-se para uma vida inteira de aprendizagem, pois o exercício da medicina envolve atualização permanente após a conclusão dos seis anos do estudo formal. As técnicas e condutas médicas mudam sempre, e para acompanhar essa evolução é preciso participar de cursos de especialização, congressos e outros eventos, alem de outros eventos, alem de ficar atento à literatura da área. O médico será sempre um estudante em desenvolvimento.
Para o MEC (Ministério da Educação e Cultura), as escolas devem respeitar critérios para a formulação do currículo, como:
  • conter matérias focadas no aprendizado das necessidades da saúde mais freqüentes;
  • utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento;
  • o ensino deve ter dimensões éticas e humanísticas, estimulando o aluno a desenvolver valores e atitudes orientadas pela cidadania;
  • desde o inicio início das aulas o estudante deve se inserido em atividades práticas importantes para sua futura vida profissional;
  • a proximidade com vários cenários de ensino-aprendizagem também é importante para que ele conheça e vivencie a profissão mais de perto e tenha contato com as mais variadas situações;
  • a escola deve propiciar a interação ativa do aluno com pacientes e profissionais de saúde desde o inicio de sua formação, para que ele conheça e entenda os problemas reais e assuma responsabilidades crescentes como médico;
  • por fim, as escolas de medicina devem vincular, por meio da integração ensino-serviço, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais atividades de um médico:

De forma geral, independente da especialidade, os médicos desempenham as seguintes funções:
  • receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência; 
  • conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas; 
  • examinar, auscultar e apalpar o paciente para fazer o diagnóstico; 
  • realizar exames específicos da sua área de atuação como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ultra-sonografia de determinados órgãos, vacinas de alergia; 
  • requisitar e analisar exames complementares de raios X, laboratoriais e de materiais colhidos pelo próprio médico como amostras de pele e de secreções; 
  • encaminhar pacientes a profissionais de outras especialidades, quando apropriado; 
  • prescrever medicamentos, tratamentos e sugerir mudanças de comportamento como parar de fumar, seguir determinada dieta e programa de exercícios, que podem contribuir para a cura ou melhora do paciente; 
  • manter contato freqüente com outros especialistas que sejam necessários no tratamento de determinadas doenças; 
  • preparar o cliente para cirurgias; 
  • realizar ou acompanhar cirurgias e tratamentos de todos os tipos dentro de sua especialidade, algumas dentro do próprio consultório; 
  • acompanhar o cliente em pós-operatórios; 
  • manter registro de tudo o que diz respeito à vida médica do paciente; 
  • emitir atestados e pareceres; 
  • determinar a causa da morte; 
  • orientar, coordenar e supervisionar o serviço de enfermagem; 
  • prestar assistência a qualquer pessoa em caso de urgência médica; 
  • comunicar à saúde pública casos de doenças contagiosas. 

Áreas de atuação e especialidades:

Ao concluir a graduação inicia-se uma importante etapa de estudos, sob forma de residência médica, um programa destinado a formar profissionais especialistas nas diferentes áreas da medicina. Ministradas em instituições de saúde públicas e particulares por profissionais experientes, as aulas na residência acontecem em regime de internato ou em plantões. Os cursos de residência duram em média dois anos, mas tudo depende da área escolhida.
Abaixo temos algumas das especialidades médicas reconhecidas pelo conselho Federal de Medicina:
  • Alergologista e Imunologista: médico que trata de doenças alérgicas e do sistema imunológico;
  • Anestesiologista: médico especializado na aplicação e uso de anestesia para diversos fins;
  • Angiologista: médico especializado em doenças circulatórias periféricas como varizes, erisipela, flebites, aneurismas, gangrenas e tromboses venosas;
  • Cancerologista / Oncologista: médico especializado no estudo e tratamento de tumores;
  • Cardiologista: médico que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório;
  • Clínico Geral: profissional que faz tratamento clínico de doenças diversas e, se necessário, encaminhamento para tratamentos específicos com especialistas;
  • Coloproctologista: médico que estuda as doenças do intestino grosso (cólon), do reto e ânus;
  • Dermatologista: profissional que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano, a pele;
  • Endocrinologista: médico que investiga o sistema endócrino, e aplica esses conhecimentos com o fim de regular convenientemente o organismo, tratando, portanto das glândulas produtoras de hormônios;
  • Gastroenterologista: profissional que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo;
  • Geneticista: profissional que se ocupa do estudo dos transtornos da genética humana;
  • Geriatra: médico que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas;
  • Ginecologista e Obstetra: Ginecologia é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher, investiga a gestação, o parto e o período pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos;
  • Hematologista: profissional da biologia que estuda o sangue, a produção dos seus elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos), que são a medula óssea, baço e linfonodos;
  • Homeopata: profissional especializado no método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"), isto é, seus princípios alegam que para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta;
  • Infectologista: médico que se ocupa do estudo das doenças causada por microrganismos, sejam eles bactérias, vírus, protozoários, helmintos entre outros;
  • Médico Nuclear: é um profissional especializado na medicina relacionada à Imagiologia que se ocupa das técnicas de imagem, diagnóstico e terapêutico utilizando nuclídeos radioativos, permitindo observar o estado fisiologico dos tecidos de forma não invasiva, através da marcação de moléculas participantes nesses processos fisiológicos com marcadores radioativos, que marcam sua localização com a emissão de particulas detectáveis ou raios gama (fotão). A detecção localizada dos raios gama com uma camera gama permite formar imagens ou filmes que informem acerca do estado funcional dos orgãos;
  • Nefrologista: médico que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim;
  • Neurocirurgião: médico que se ocupa do tratamento de patologias do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica;
  • Neurologista: profissional que estuda o sistema nervoso central, periférico, suas relações e os seus transtornos;
  • Nutrologista: médico clínico que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar;
  • Oftalmologista: profissional que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos;
  • Ortopedista e Traumatologista: a Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético;
  • Otorrinolaringologista: a otorrinolaringologia é considerada uma das mais completas especialidades médicas, com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe;
  • Patologista: proofissional que estuda as doenças em geral sob aspectos determinados. A patologia envolve tanto a ciência básica quando a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças;
  • Pediatra: médico dedicado à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos;
  • Pneumologista: médico que se ocupa do estudo das doenças pulmonares e do tratamento do sistema respiratório;
  • Psiquiatra: profissional que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam eles de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia;
  • Radiologista e Diagnóstico por Imagem: profissional que estuda órgãos e/ou estruturas através da utilização dos raios-x, envolvendo um processo de revelação. Diagnóstico por imagem é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos;
  • Radioterapeuta: especialista médico que se ocupa do tratamento oncológico (tumores) baseado em radiação;
  • Reumatologista: médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos;
  • Urologista: especialista clínico e cirúrgico responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino.

Mercado de trabalho:

Com tantas mudanças profundas no mercado de trabalho, a medicina ainda se mantém entre as carreiras que mais atraem pessoas no momento decisivo da escolha da profissão. Não é difícil entender esta procura. Mais do que a mera busca de remuneração confortável ou do status e do prestígio social que a profissão pode proporcionar, a prática da medicina traz em si algo que o dinheiro não compra: a possibilidade concreta de ajudar as pessoas nos momentos mais delicados, de curar doenças, de salvar vidas.
O mercado de trabalho é amplo já que a medicina possui diversas áreas de atuação e ambientes de trabalho. 
Os médicos são recrutados pelo setor privado através de anúncios em jornais. Já os hospitais das redes municipal, estadual e federal promovem concursos públicos. O Ministério da Saúde, entretanto, não faz concursos para os hospitais federais há mais de 15 anos. Além disso, os médicos ainda contam com ofertas de emprego (para todo o Brasil) no site do Conselho Federal de Medicina.
Um médico possui diversas possibilidades de ambientes para exercer suas funções, sendo elas no setor público (SUS), consultórios particulares, setor privado (conveniados a planos de saúde) e trabalho em faculdades (dar aulas), laboratórios, instituições recreativas ou esportivas, institutos de pesquisa, além do atendimento residencial.

Curiosidades:

A medicina surgiu na Antigüidade clássica, com Hipócrates, considerado o pai da medicina, que passou aos gregos todos seus conhecimentos e estudos da ciência, e, a partir daí, esse povo se tornou pioneiro no estudo das doenças. Através de Galeno, grego que morava em Roma, os romanos também se tornaram grandes conhecedores da ciência. Já na Idade Média, a sangria com sanguessugas era a principal técnica usada para curar qualquer tipo de doença, e os avanços da ciência médica nesse período foram poucos pois a Igreja Católica fazia muita pressão sobre as pesquisas científicas. Durante o Renascimento (séc XV e XVI) a pesquisa da medicina evoluiu muito e os médicos procuravam explicações para todos os tipos de doenças. No século XVII, a descoberta do sistema circulatório por William Harvey, trouxe grande progresso, pois os especialistas começaram a entender mais da anatomia e fisiologia dos sistemas. Após a invenção do microscópio acromático, no séc XIX, por Louis Pasteur significou grande avanço na área. A partir daí, as descobertas e novas tecnologias fizeram com que a evolução da medicina fosse imensa, e, atualmente, existem técnicas de tratamento para quase todos os tipos de enfermidades.

O juramento de Hipócrates
"Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."