segunda-feira, 3 de maio de 2010

ASTRONAUTA

DEFINIÇÃO
Até 2003, os astronautas eram patrocinados e formados exclusivamente pelos governos, pelas forças armadas ou por agências espaciais civis. No entanto, com o primeiro vôo sub-orbital do setor privado-financiado SpaceShipOne em 2004, surgiu uma nova categoria de astronautas: o astronauta comercial.
Os critérios para definir o que constitui o vôo espacial humano variam bastante. A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) define uma viagem espacial como qualquer vôo acima de 100 quilômetros. Contudo, nos EUA, pessoas que viajarem acima de 80 km são consideradas astronautas.
TERMINOLOGIA
De certa forma, "astronauta", "cosmonauta" e "taiconauta" são sinônimos do termo "viajantes espaciais". Na maior parte das vezes, "cosmonauta" e "astronauta" são sinônimos em todas as línguas, e o uso da escolha é freqüentemente ditado por razões políticas, sendo que ambos os termos ficaram consagrados durante a corrida espacial da década de 1960, disputada entre os EUA e a ex-União Soviética.



No início do programa espacial, os pré-requisitos para uma pessoa tornar-se astronauta da NASA seria ter formação em engenharia e pilotagem de aviões militares a jacto, embora nem John Glenn e nem Scott Carpenter (ambos do Mercury Seven) tivessem qualquer grau universitário de engenharia ou de qualquer outra disciplina na altura da seleção. A seleção foi inicialmente limitada aos pilotos militares. Os primeiros astronautas (da América e da Rússia) tendiam a ser pilotos de aeronaves, e foram muitas vezes pilotos de testes.

Uma vez selecionados, os astronautas da NASA passam por um treinamento de 20 meses em uma variedade de áreas, incluindo testes deatividade extraveicular em uma instalação como a Neutral Buoyancy Laboratory da própria NASA. O astronauta em treinamento também pode experimentar curtos períodos de microgravidade.
O astronauta tem a obrigação de acumular um certo número de horas de vôo em aviões de jato de capacidade elevada antes da decolagem. Isto é feito principalmente em veículos como o T-38 Talon fora de Ellington Field, devido à sua proximidade com o Lyndon B. Johnson Space Center. A maioria dos vôos das aeronaves são feitas fora de Edwards Air Force Base.

[]Requisitos da candidatura na NASA

  • Ser cidadão dos Estados Unidos.
  • Passar em um rigoroso exame físico. A pressão sanguínea, enquanto ajustada, não deve ser superior a 140 sobre 90.

[]Comandante e piloto

[editar]Especialista em missão

domingo, 2 de maio de 2010

ENGENHEIRO METALÚRGICO


Não basta conhecer a fundo as propriedades dos metais nem as tecnologias mais modernas usadas em seu processamento industrial para se qualificar como um bom engenheiro metalúrgico nos dias atuais. Diante das exigências da indústria mundial, para sobreviver nessa profissão é preciso ser versátil, capaz de manipular materiais que nada têm a ver com metais, como o vidro, o plástico e a cerâmica, e ter habilidade para criar e adaptar tecnologias, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos.
"Originalmente, o engenheiro metalúrgico se ocupava apenas do beneficiamento de minérios, de sua transformação em metais e ligas metálicas e de sua utilização industrial. Agora, na medida em que as fábricas fazem produtos com diversos materiais, temos de conhecer um pouco de cada um deles", conta Ricardo Cumino, engenheiro metalúrgico da Ina Brasil, fabricante de rolamentos e peças para motores de automóveis, em São Paulo. "O plástico, por exemplo, vem sendo utilizado junto com o aço especialmente em peças que não necessitam resistir ao atrito ou às altas temperaturas", exemplifica.
O principal desafio desse engenheiro é adequar os materiais metálicos às funções a que eles serão submetidos, sejam chapas, arames e vigas de sustentação para a construção civil, sejam latinhas de cerveja ou altos fornos siderúrgicos. "Dada a multiplicidade de produtos que têm minérios em sua composição, é indispensável conhecer a fundo a composição e as características dos metais ferrosos e não ferrosos", diz o professor Francisco José Kiss, da UFRGS, no Rio Grande do Sul.



O mercado

"A área de reciclagem tende a crescer", acredita Horacídio Leal Barbosa Filho, secretário-geral da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. "Os processos de reciclagem do aço a partir da sucata atendem tanto à preocupação com a integridade do meio ambiente quanto à necessidade de redução de custos, tão procuradas hoje." A instalação de montadoras estrangeiras em várias regiões do país e o aumento da atividade siderúrgica também abrem vagas.

O curso


Matemática, estatística, física e química estão presentes em todo o curso. Nos dois anos básicos, quase 70% das disciplinas são teóricas. Nos três últimos, aumenta a carga de aulas em laboratório, em que você vai estudar os fenômenos sofridos pelos metais ferrosos e não ferrosos e os diversos modos de tratamento térmico. Duração média: cinco anos.


Matérias
- Físico-Química
- Metalografia
- Metalurgia dos Não Ferrosos
- Metalurgia Geral
- Mineralogia e Petrografia
- Siderurgia
- Transformação Mecânica dos Metais
- Transmissão de Calor
- Tratamento de Minérios