Até 2003, os astronautas eram patrocinados e formados exclusivamente pelos governos, pelas forças armadas ou por agências espaciais civis. No entanto, com o primeiro vôo sub-orbital do setor privado-financiado SpaceShipOne em 2004, surgiu uma nova categoria de astronautas: o astronauta comercial.
Os critérios para definir o que constitui o vôo espacial humano variam bastante. A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) define uma viagem espacial como qualquer vôo acima de 100 quilômetros. Contudo, nos EUA, pessoas que viajarem acima de 80 km são consideradas astronautas.
TERMINOLOGIA
De certa forma, "astronauta", "cosmonauta" e "taiconauta" são sinônimos do termo "viajantes espaciais". Na maior parte das vezes, "cosmonauta" e "astronauta" são sinônimos em todas as línguas, e o uso da escolha é freqüentemente ditado por razões políticas, sendo que ambos os termos ficaram consagrados durante a corrida espacial da década de 1960, disputada entre os EUA e a ex-União Soviética.
No início do programa espacial, os pré-requisitos para uma pessoa tornar-se astronauta da NASA seria ter formação em engenharia e pilotagem de aviões militares a jacto, embora nem John Glenn e nem Scott Carpenter (ambos do Mercury Seven) tivessem qualquer grau universitário de engenharia ou de qualquer outra disciplina na altura da seleção. A seleção foi inicialmente limitada aos pilotos militares. Os primeiros astronautas (da América e da Rússia) tendiam a ser pilotos de aeronaves, e foram muitas vezes pilotos de testes.
Uma vez selecionados, os astronautas da NASA passam por um treinamento de 20 meses em uma variedade de áreas, incluindo testes deatividade extraveicular em uma instalação como a Neutral Buoyancy Laboratory da própria NASA. O astronauta em treinamento também pode experimentar curtos períodos de microgravidade.
O astronauta tem a obrigação de acumular um certo número de horas de vôo em aviões de jato de capacidade elevada antes da decolagem. Isto é feito principalmente em veículos como o T-38 Talon fora de Ellington Field, devido à sua proximidade com o Lyndon B. Johnson Space Center. A maioria dos vôos das aeronaves são feitas fora de Edwards Air Force Base.
[]Requisitos da candidatura na NASA
- Ser cidadão dos Estados Unidos.
- Passar em um rigoroso exame físico. A pressão sanguínea, enquanto ajustada, não deve ser superior a 140 sobre 90.
[]Comandante e piloto
- Necessário bacharelado em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas ou matemática. Embora não seja essencial, uma graduação conta no requisito.
- Pelo menos 1000 horas voando como comandante-piloto de jato. A experiência como piloto de teste é desejável.
- A altura do candidato deve ser de 1,63 m a 1,93 m.
[editar]Especialista em missão
- Necessário bacharelo em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas ou matemática; tendo, pelo menos, três anos de experiência profissional relacionada.
- A altura do candidato deve ser de 1,57 m a 1,93 m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário