domingo, 24 de janeiro de 2010

APICULTOR


Apicultor é um indivíduo que pratica a apicultura, ou seja, cria abelhas da espécie Apis mellifera para a obtenção de um ou mais dos seguintes produtos: melcerapólengeléia realprópolis ou veneno.
Além disso, o apicultor pode se dedicar à criação de rainhas para uso próprio ou comercialização para outros apicultores, ou utilizar a apicultura como instrumento de polinização de culturas agrícolas. Há ainda os que criam abelhas com o simples propósito de satisfazer a sua curiosidade científica ou como passatempo.


Quantidade de colmeias

A quantidade de colmeias, ou colônias, mantidas pelo apicultor pode variar bastante de acordo com o seu propósito. Assim sendo, um indivíduo que pratica a apicultura como hobby pode possuir entre uma ou dez colmeias (estes números são apenas um exemplo; não há uma definição fixa baseada no número de colmeias). Já um outro que pratique a apicultura como atividade secundária, ou como atividade primária de magnitude modesta, pode possuir dezenas de colmeias. Existem ainda os grandes apicultores, que operam em escala empresarial, que podem possuir centenas, ou até milhares, de colmeias. Estes últimos muitas vezes praticam a apicultura como atividade para a polinização de grandes culturas agrícolas (especialmente na América do Norte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário