quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

UROLOGISTA




          O Urologista é especialista que trata das doenças do trato urinário masculino e feminino e do aparelho reprodutor masculino (genitais), bem como das doenças da supra-renal. Embora a Urologia seja classificada como uma especialidade cirúrgica, o conhecimento da Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e outras especialidades é requerido pelo urologista por causa da grande variedade dos problemas clínicos encontrados. No reconhecimento da grande amplitude da Urologia, a Associação Urológica Americana identificou sete áreas de subespecialidades:


    1. Urologia Pediátrica 2. Oncologia Urológica (câncer) 3. Transplante Renal 4. Infertilidade Masculina 5. Litíase (cálculos do trato urinário) 6. Uroginecologia (incontinência urinária feminina) 7. Neurourologia (distúrbios da micção, avaliação urodinâmica dos pacientes e a disfunção erétil ou impotência)
          Historicamente, o assunto que estabeleceu claramente a especialidade da Urologia como sendo distinta da cirurgia geral era o tratamento da uropatia obstrutiva (obstrução urinária). Este tratamento abrange desde a correção da obstrução devido a válvula de uretra posterior ou mesmo estenose da  junção ureteropiélica na criança até a correção da obstrução por hiperplasia prostática no homem mais velho. Nas últimas décadas, nós testemunhamos um aumento tremendo em nossa compreensão geral das diversas desordens funcionais do transporte da urina associadas com as várias formas de disfunção neuromuscular. A disciplina rapidamente em desenvolvimento da urodinâmica estabeleceu-se como um recurso principal no diagnóstico e na terapia de tais distúrbios.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom....estou procurando uma clinica de urologia

Postar um comentário