Vendedor é o profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor.
Vendem mercadorias em vias e logradouros públicos. Estipulam prazos e condições de pagamento e fornecem desconto nos preços. Planejam atividades de vendas e definem itinerários. Compram, preparam e transportam mercadorias para venda, visitam fornecedores, fazem levantamento de preços e negociam preços e condições.
Também conhecido como "profissional de vendas".
A importância do profissional de vendas
A profissão de vendas é uma das mais antigas do mundo, pois, desde que o homem existe, alguém está vendendo coisa para alguém.
Vender é tão ou mais importante do que produzir, inventar ou criar produtos e serviços. É uma profissão que envolve o domínio e a utilização de uma série de princípios. Há diversos estilos de vendas pessoal, alguns bastante consistente em relação ao conceito de Marketing e outros que fogem totalmente desse conceito.
Houve o tempo em que a profissão de vendedor exigia pouco em função da escassez de recursos, monopólios e ausência de formas eficientes e distribuição do produtos que temos hoje. Este panorama acarretava no aparecimento de "pára-quedistas", pessoas que, por falta de opção, tentavam atuar como vendedores.
Hoje é diferente, o mercado exige o "profissional". O desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a sobrevivência, dependem da constante habilidade do vendedor de se motivar, informar e reciclar. Vendas é uma especialidade que exige grande capacidade de negociação, visão estratégica, ambição, formação e "amor" pelo trabalho. Sem este último, esqueça!! É "dar murro em ponta de faca".
Neste aspecto, o treinamento é fundamental para colaborar na capacitação do profissional de vendas através de troca de informações, experiências e idéias, na expectativa de um aprendizado mútuo e fornecendo subsídios pertinentes à postura adequada do vendedor, bem como técnicas utilizadas no ato da venda.
Um bom vendedor deve ter
- Flexibilidade
- Comprometimento
- Paciência e persistência
- Boa comunicação
- Capacidade de persuasão
- Ser um bom ouvinte
- Auto-estima e educação continuada, além de saber vender sua própria imagem e não invadir o espaço do cliente
- Simpatia
- otimismo
- persistencia
- elegancia e aparência
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