- A profissão de padeiro, ou padeira, é muito importante, pois é quem faz o pão, na padaria. Um padeiro pode fazer vários tipos de pão e alguns tipos de bolos, mas o pão é o seu produto principal.
- Para fazer pão, o padeiro mistura farinha, água e fermento em quantidades certas. Depois amassa tudo muito bem, espera que levede, isto é, que a massa aumente de tamanho, e, finalmente, tende o pão e mete-o no forno até que coza.
Tender a massa é dar a forma aos pães antes de irem cozer: podem ser carcaças, bolas, cacetes, pães grandes, pães compridos, o que se quiser.
- Usando vários tipos e misturas de farinhas, o padeiro faz pão de trigo, de centeio, de milho - a estes chama-se broa - e de misturas de cereais.
- O padeiro tem de ter muita atenção quando mete o pão no forno, pois este deve estar bem quente e bem varrido de brasas, se for um forno a lenha. Também é preciso saber da profissão, para que o pão não fique cru, nem queimado.
- No fim, tira-se o pão do forno e, logo que arrefeça, está pronto a comer.
- Se se tiver uma grande padaria, os padeiros trabalham durante a noite, pois as pessoas gostam de ter o pão fresquinho cedo pela manhã.
- Se for apenas para comer em família, faz-se de padeiro em qualquer altura.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário