quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DIGITADOR


Resumo da Profissão de Digitador

Opera um teclado para entrar informações em um computador.

Quais são os outros nomes da profissão de Digitador ?

Operador de entrada de dados

Quais são as tarefas e responsabilidades da profissão de Digitador ?

Digitar informações a partir de textos em documentos ou da tela do computador.
Verificar a informação na tela em relação ao documento original.
Corrigir erros e informá-los ao supervisor.
Imprimir novos documentos.
Pode executar alguns serviços gerais de escritório como atender telefones, enviar fax e atuar como recepcionista.

Quais são os requisitos para ser um Digitador ?


  1. Habilidades Necessárias
    Boa habilidade ao digitar.
    Boa memória.
    Saber seguir instruções.
    Ser detalhista.
    Boa habilidade no teclado numérico.


  2. Conhecimentos Necessários 
    Conhecer teclados de computador e seu layout.
    Conhecimentos básicos de computadores.
    Bom conhecimento de gramática e escrita.
    Bom conhecimento dos procedimentos normais em um escritório.
    Conhecer procedimentos de segurança.
    Saber postura correta.
    Como preparar um microcomputador para iniciar a digitação.


  3. Qualidades Pessoais
    Precisão.
    Rapidez.
    Eficiência.
    Saber pensar logicamente.
    Aceitar criticas.


  4. Requisitos Físicos
    Boa coordenação entre mão e visão.


Como iniciar na profissão de Digitador?

Segundo Grau.
Curso de digitação.
Curso básico de informática.
Algumas empresas exigem um teste para medir velocidade de digitação.
Datilografia, experiência com teclado é útil para o serviço do operador.


Como é o local de trabalho da profissão de Digitador?

Trabalham em escritórios.
Usam computadores e equipamentos de escritório.
Algumas vezes trabalham sob pressão devido a prazos.
Tendinite pode ser evitada com exercícios durante o trabalho.
Normalmente trabalham em horários normais, porém, podem ser solicitados para trabalhar em turnos, períodos longos, noites ou fins de semana.
Trabalham sob supervisão e interagem com outros colegas e gerencia.

Qual é o futuro da profissão de Digitador?

A demanda por este tipo de profissional deve diminuir devido a novas tecnologias. Exemplo: informações podem ser escaneadas (usar scanners) e serem convertidas para o computador eliminando tempo e recursos para digitar. Entretanto, saber digitar bem aumenta muito a eficiência e produtividade dos vários profissionais que trabalham com computadores.
O trabalho anteriormente executado pelos digitadores está sendo executado por outros profissionais (exemplo: operador de telemarketing).

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PESCADOR



Ro 12:12 : "Alegrem-se na Ro 12:12 : "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração., Simpáticos, sorridentes, criativos e conversadores, os pescadores têm muito o que contar. Profissão antiga, que aos poucos foi se modernizando, tornando-se difícil para quem não consegue se adaptar. Sujeitos à chuva, sol, ventos fortes, correntezas, dias sem dormir e saudades da terra, tentam manter o riso. Nesta minha busca em conhecer mais a profissão, percorri algumas colônias de pescadores e uma extensão. Fiz entrevistas com presidentes, diretores e com os próprios pescadores. As conversas na beira do mar e piadas enquanto jogavam baralho e dominó colaboraram tanto quanto as pesquisas e entrevistas. Dentre as colônias visitadas estão à Colônia do peso Z1 (Rio Vermelho), A Mariquita união dos pescadores filiada Z1(Rio Vermelho), Colônia de pescadores COOPY Z6(Itapuã) e a extensão da colônia de Itapuã, que fica em Piatã. Todas diferenciadas em vários aspectos e integrantes cheios de história para contar.

“Quem inventou o náilon merece ser enforcado nele”, brinca o pescador da colônia Z6, Nilson sobre a substituição do fio de linha pelo náilon. Apesar de seus benefícios e duração eterna, o náilon queima muito mais a pele do que a linha. Mas o náilon não foi o único instrumento que possibilitou uma pesca moderna. Sondas e barcos motorizados deram início a pescas mais lucrativas.

Se antes a comida era esquentada numa fogueira no interior do barco com muito cuidado para não queimar as linhas, hoje fogão e gás facilitam a preparação: “Naquele tempo era fogão de pedra. Tinha que jogar água logo para apagar, porque ia fogo pra tudo que é lado, ainda mais com ventos fortes”, diz Nilson. “Os barcos têm medicamentos, rádio, coletes, bússolas. Não é como antes, a base de remo. Quase todos são motorizados. Não tem mais precisão de sair de madrugada. A rotina é 6h, 7h da manhã. Levantam, pegam seus equipamentos, pegam o barco e vão à luta”, completa o presidente da colônia de Itapuã, Nelsom dos Santos, apelidado de Pai Velho.
 na oração.

GUIA DE TURISMO


Guia de turismo é um profissional habilitado para guiar visitantes por roteiros turísticos. O Guia de Turismo atua no acompanhamento de grupos de turistas em excursões regionais, nacionais ou internacionais, prestando informações sobre as manifestações culturais e geográficas da região, como também na assistência ao turista durante as viagens. A única profissão na área do Turismo regulamentada por lei é Guia de Turismo (Lei nº 8623/93). Ou seja, as pessoas que têm interesse em trabalhar como guia devem procurar cursos, em instituições de ensino, devidamente regulamentados pelo Ministério do Turismo. O Senac e o Centro Paula Souza - é uma das instituições que oferecem o curso Técnico em Guia de Turismo devidamente credenciado. O aluno pode cursar três categorias: Regional, Nacional e Internacional. Depois de formado, o profissional deve realizar seu cadastro no Ministério do Turismo.

POLICIAIS


No Brasil, são os seguintes os órgãos policiais:
  • Polícias Militares — São denominadas polícias militares no Brasil as forças de segurança pública de cada uma das unidades federativas que têm por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública nos Estados brasileiros e no Distrito Federal (artigo 144, daConstituição Federal do Brasil de 1988)[1]. Subordinam-se, juntamente com as polícias civis estaduais, aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal (art. 144 § 6º da Constituição Federal de 1988). São forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro.Seus integrantes são chamados de militares dos Estados (artigo 42 da CRFB), assim como os membros dos Corpos de Bombeiros Militares. Cada Polícia Militar estadual é comandada por um oficial superior do posto de coronel, chamado de Comandante-Geral.
  • Polícias das Forças Armadas
Polícia do Exército - Brasil
Polícia do Exército - PE - Constituída de unidades de infantaria às quais compete assegurar o respeito à Lei, ordens, bem como o cumprimento dos regulamentos militares,
Polícia da Aeronáutica - PA - Integra os Batalhões de Infantaria da Aeronáutica Especiais - BINFAE e possui as mesmas atribuições da Polícia do Exército no âmbito da Força Aérea Brasileira,
Companhias de Polícia do Corpo de Fuzileiros Navais - SP -Exercem as mesmas atribuições das organizações policiais do Exército e da Força Aérea no âmbito da Marinha de Guerra.
  • Polícias Civis — Instituída em 1808 no Rio de Janeiro e depois implantadas em todos os estados brasileiros, são chefiadas por Delegados-Gerais de Polícia ou Chefes de Polícia, que comandam, por sua vez, os Delegados de Polícia circunscricionais, dirigentes de cada unidade chamada de delegacia ou Distrito Policial. Cabe à Polícia Civil dos Estados, também, responsável pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (artigo 144, caput, da CRFB), atuar como Polícia Judiciária, ou seja, praticar atos de auxílio ao Poder Judiciário na aplicação da Lei, nos crimes de competência da Justiça Estadual, investigar tais delitos (excepcionalmente poderá apurar infrações penais de competência da Justiça Federal, caso não haja unidade da Polícia Federal no local), instaurar o inquérito policial e desenvolver ações de inteligência policial.
Polícia Rodoviária em ação
  • Polícia Rodoviária Federal — É uma polícia federal, subordinada ao Ministério da Justiça, cuja principal função é combater os crimes nas rodovias e estradas federais do Brasil, assim como monitorar e fiscalizar o tráfego de veículos, embora também tenha passado a exercer trabalhos que extrapolam sua competência original, como a atuação dentro das cidades, mares e matas brasileiras em conjunto com outros órgãos de segurança pública.
  • Polícia Federal — Subordinada ao Ministério da Justiça, é responsável por investigações dos crimes julgados pela Justiça Federal, onde também exerce a função de Polícia Judiciária. Exerce ainda funções de polícia marítima, aeroportuária, responsável pela fiscalização de fronteirasalfândegas e emissão de passaportes.
  • Polícia Ferroviária Federal — Órgão permanente, como as demais polícias federais, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira. Destina-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais (artigo 144, parágrafo 3º, da Constituição Federal). Também é considerada como "a menor polícia do mundo". Com a privatização das ferrovias e o desenvolvimento do policiamento nelas realizado pelos batalhões ferroviários das polícias militares, as atividades da corporação federal permanecem estagnadas.
  • Polícia Legislativa Federal - A Polícia Legislativa Federal é a designação única para dois órgãos policiais distintos que atendem às Casas do Legislativo Federal, ou seja, ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados.
Veículo da Polícia do Senado
Polícia do Senado Federal
- Órgão Policial do Senado Federal, com as a seguintes atribuições: a segurança do Presidente do Senado Federal, em qualquer localidade do território nacional e no exterior; a segurança dos Senadores e autoridades brasileiras e estrangeiras, nas dependências sob a responsabilidade do Senado Federal; a segurança dos Senadores e de servidores em qualquer localidade do território nacional e no exterior, quando determinado pelo Presidente do Senado Federal; o policiamento nas dependências do Senado Federal; o apoio à Corregedoria do Senado Federal; as de revista, busca e apreensão; as de inteligência; as de registro e de administração inerentes à Polícia; as de investigação e de inquérito.
Polícia da Câmara dos Deputados
- Órgão da Câmara dos Deputados, que compete exercer as funções de polícia judiciária e apuração de infrações penais, com exclusão das que mantiverem relação de subsidiariedade, conexão ou continência com outra cometida fora das dependências da Câmara dos Deputados, além das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem e do patrimônio, nos edifícios da Câmara dos Deputados e em suas dependências externas; efetuar a segurança do Presidente da Câmara dos Deputados em qualquer localidade do território nacional e no exterior; efetuar a segurança dos Deputados Federais, servidores e quaisquer pessoas que eventualmente estiverem a serviço da Câmara dos Deputados, em qualquer localidade do território nacional e no exterior, quando assim determinado pelo Presidente da Câmara dos Deputados; atuar como órgão de apoio à Corregedoria da Câmara dos Deputados, sempre que solicitado; planejar, coordenar e executar planos de segurança física dos Deputados Federais e demais autoridades que estiverem nas dependências da Câmara dos Deputados.
Guarda Municipal no serviço de trânsito
  • Guardas Municipais - Atuam na segurança pública, protegendo os bens, serviços e instalações municipais, nos termos da lei, cuja função é relevante, mas a manutenção da ordem pública fica a cargo dos órgãos genuinamente policiais, como a Polícia Federal, Polícia Civil e Militar, além de outros previstos na própria Constituição Federal do Brasil, como é o caso da Polícia da Câmara dos Deputados, com atribuições também limitadas aos fatos ilícitos ocorridos naquela Casa de Leis. Subordinam-se aos prefeitos e agem de acordo com o inciso 8º, do artigo 144, da Constituição.Defendem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 534/2002) que poderá transformar as corporações em polícias administrativas e preventivas, semelhantes à PSP, no que tange ao policiamento administrativo, preventivo e comunitário em um nível local/municipal, excluídas as atividades de investigação e polícia judiciária. Embora não sejam consideradas como corporações policiais pela Constituição Federal, algumas atividades de apoio ao policiamento ostensivo são realizadas, rotineiramente, pelos guardas, como o controle do trânsito urbano.
  • Polícias Científicas - São órgãos estaduais presentes na maioria dos estados brasileiros e especializados na produção de provas técnicas (ou provas periciais), por meio da análise científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de delitos. Recebem denominações diversas em cada unidade da federação e podem estar subordinadas às Polícias Civis ou diretamente ligadas às Secretarias de Segurança (ou órgãos equivalentes) em conformidade com a legislação local, trabalhando em estreita cooperação com as Polícias Civil e Militar. Na segunda hipótese, são dirigidas por servidores do quadro da Polícia Científica ou Polícia Técnico-Científica, sendo a direção privativa de integrantes da carreira de Perito Criminal ou Perito Legista [2].
Furgão da Perícia do Rio de Janeiro
Antes da criação das Polícias Científicas autônomas em relação às Polícias Civis (com data variando em cada estado), as perícias criminais ficavam à cargo destas, razão pela qual alguns estados da federação mantêm os seus Departamentos Técnico-Científicos vinculados às suas respectivas Polícias Judiciárias. Quanto à natureza jurídico-administrativa das Polícias Científicas, há discordâncias doutrinárias se podem ou não se caracterizar como instituições policiais autônomas, em decorrência de não terem sido assim consideradas no artigo 144 da Constituição Federal, que pela enumeração taxativa dos incisos I a V instituiu os seguintes órgãos da segurança pública para o Brasil:
  • I - Polícia Federal
  • II - Polícia Rodoviária Federal
  • III - Polícia Ferroviária Federal
  • IV - Polícias Civis
  • V - Polícia Militares e Corpos de Bombeiros Militares

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL


Resumo da Profissão de eletricista instalador predial

Instala, faz manutenção e repara fiação elétrica em equipamentos elétricos e/ou eletrônicos. 

Quais são os outros nomes da profissão de eletricista instalador predial ?

Eletricicista de Manutenção
Eletricista Predial

Quais são as tarefas e responsabilidades da profissão de eletricista instalador predial ?

Estuda e interpreta desenhos técnicos de fiação elétrica.
Instala e faz manutenção de equipamentos e fiação elétrica.
Executa reparos ou substitui equipamentos elétricos com problemas.
Faz manutenção de máquinas elétricas.
Testa a segurança de serviços elétricos.
Registra histórico de problemas com equipamentos e o reparo que foi executado.
Discute custo de serviços com clientes, se necessário.



Quais são os requisitos para ser um eletricista instalador predial ?

1- Habilidades Necessárias 
Boa habilidade técnica.
Boa habilidade em resolver problemas.
Boa habilidade em instalar fios, cabos e equipamentos elétricos.
Saber usar ferramentas de teste.
Saber reparar e substituir equipamentos elétricos.
Saber fazer cálculos e interpretar desenhos técnicos.
Excelente comunicação, saber ouvir e registrar.
Saber usar computador é recomendável.

2- Conhecimentos Necessários 

Conhecer teoria e prática da profissão.
Conhecer legislação elétrica, códigos e legislação sobre assuntos elétricos.
Conhecer procedimentos de segurança.
Conhecer procedimentos de primeiros socorros.

3- Qualidades Pessoais
Práticos.
Organizados.
Metódicos.
Lógicos.
Rápidos.
Responsáveis com a Segurança Pessoal e dos Equipamentos.

4- Requisitos Físicos
Boa coordenação entre mão e visão.
Boa visão (com ou sem óculos) e visão normal de cores.



Como iniciar na profissão de eletricista instalador predial?

É recomendável ter o segundo grau.
Cursos recomendados: 
Eletricidade, eletrônica, consertos de equipamentos.
Aprendizes normalmente são treinados por um eletricista experiente e a habilidade é avaliada durante o trabalho.
Usam vários equipamentos e ferramentas como: chave de fenda, furadeira elétrica, aparelhos de testes com ohmimetro ou voltimetro, escadas, carros, equipamentos de segurança, luvas, botas, óculos de segurança, computadores.
Normalmente trabalham sozinhos ou em equipes.
Contatam várias pessoas e podem supervisionar aprendizes.



Como é o local de trabalho do eletricista instalador predial ?
Normalmente trabalham em prédios em construção ou que estejam sendo reparados ou alterados. 
Podem trabalhar em projetos de cabos de alta potencia e luzes da rua. 
Somente trabalham externamente em boas condições de tempo.
Trabalham em condições perigosas.
Podem ser solicitados a atingir uma data prevista e isto pode ser estressante.
Normalmente trabalham 40 horas por semana.
Podem trabalhar em fins de semana.



Qual é o futuro da profissão de eletricista instalador predial?


Boas perspectivas de futuro para bons eletricistas. Investimentos nas áreas de telecomunicações e de eletrônica geram mais novos empregos. O perfil de habilidades está modificando exigindo uma constante atualização. Exemplo: eletricista de manutenção deve saber instalar, reparar e fazer a manutenção de luzes programáveis por computador e de PLC (controladores lógicos programáveis).

PADEIRO


O que faz o padeiro?
 
  •  A profissão de padeiro, ou padeira, é muito importante, pois é quem faz o pão, na padaria. Um padeiro pode fazer vários tipos de pão e alguns tipos de bolos, mas o pão é o seu produto principal.

  • Para fazer pão, o padeiro mistura farinha, água e fermento em quantidades certas. Depois amassa tudo muito bem, espera que levede, isto é, que a massa aumente de tamanho, e, finalmente, tende o pão e mete-o no forno até que coza.
    Tender a massa é dar a forma aos pães antes de irem cozer: podem ser carcaças, bolas, cacetes, pães grandes, pães compridos, o que se quiser.

  •  Usando vários tipos e misturas de farinhas, o padeiro faz pão de trigo, de centeio, de milho - a estes chama-se broa - e de misturas de cereais.

  • O padeiro tem de ter muita atenção quando mete o pão no forno, pois este deve estar bem quente e bem varrido de brasas, se for um forno a lenha. Também é preciso saber da profissão, para que o pão não fique cru, nem queimado.

  •  No fim, tira-se o pão do forno e, logo que arrefeça, está pronto a comer.

  • Se se tiver uma grande padaria, os padeiros trabalham durante a noite, pois as pessoas gostam de ter o pão fresquinho cedo pela manhã.

  • Se for apenas para comer em família, faz-se de padeiro em qualquer altura.

ALFAIATE




O que é ser alfaiate?

Alfaiates são profissionais que desenham, cortam, costuram e reformam roupas. Há os que trabalham como autônomos, atendendo clientes em casa ou costurando peças por encomenda, e os que são empregados de indústrias de confecções, nas linhas de montagem de roupas. Podem ainda trabalhar em lojas, efetuando consertos, alargando ou ajustando as peças prontas ao corpo do cliente, ou na confecção de figurinos para espetáculos. Já os alfaiates tradicionais têm seu próprio ateliê.

Quais as características necessárias para ser um alfaiate?

Esta é uma profissão para os apaixonados por moda e vestuário, transformando tecidos em roupas com qualificação industrial, porém artístico-artesanal sob medida.

Características desejáveis:

  • boa visão
  • capacidade de comunicação
  • habilidade manual
  • interesse por moda
  • raciocínio espacial desenvolvido
  • senso estético
  • concentração e atenção a detalhes
Qual a formação necessária para ser um alfaiate?
Para o exercício da profissão, não há exigência de formação profissional. Esta é uma típica profissão onde a prática forma o profissional, é o que chamamos de livre formação. Entretanto é recomendável qualificar-se através de cursos; e saber usar máquinas de costura e de acabamento. Conhecimento de desenho e informática são necessários àqueles profissionais que optarem por trabalhar na indústria de confecções, isto em função da constante automatização das linhas de produção. Também, o profissional deve manter-se atualizado sobre as tendências da moda.

Principais atividades de um alfaiate

Para confeccionar ou consertar, os alfaiates exercem as seguintes atividades:
  • tirar medidas de cliente, traçar moldes e cortar o tecido segundo o molde; 
  • alinhavar as peças; 
  • fazer uma prova no corpo do cliente e efetuar ajustes; 
  • costurar e fazer o acabamento.
Na maioria das vezes recebem o tecido e o desenho do modelo para executar, mas pode também fazer sugestões. Aqueles que são contratados por indústrias executam tarefas específicas na linha de produção, cada um associado a um tipo de máquina e a uma parte determinada da roupa, como pregar manga ou fazer bainha.

Áreas de atuação e especialidades

Alfaiates autônomos trabalham em seu próprio ateliê. Na indústria da confecção normalmente são responsáveis pela primeira modelagem das peças que entrarão na linha de produção em série. No comércio é comum o alfaiate fazer parte de uma equipe que é responsável pelos ajustes necessários a serem realizados em peças dos vestuários vendidos nas lojas.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para alfaiates é exclusivo do setor privado e bastante competitivo. Não há dados disponíveis sobre o número de alfaiates no país, mas os sindicatos afirmam que há muito mais profissionais do setor do que postos de trabalho. A automação e a concorrência dos produtos importados de boa qualidade e baixo preço afetam a indústria de confecções, com reflexos no mercado de trabalho. 
Também, deve ser considerado que excelentes profissionais, os chamados "alfaiates tradicionais", seguem "customizando" ternos e camisas para o mercado de executivos, que exigem um corte de terno impecável e personalizado.
Um bom alfaiate, normalmente, desenvolve uma clientela cativa, e são considerados "consultores de moda", sugerindo e orientando seus clientes no uso adequado de tecidos, cortes conforme tendência de moda e características pessoais.

Curiosidades

A palavra alfaiate, assim conhecida na língua portuguesa, é derivada do árabe alkhayyát, do verbo kháta que significa coser.
A profissão de alfaiate é das mais antigas do mundo. Desde os primórdios, no Egito, posteriormente na Grécia e Roma, durante a Idade Média e Renascença foi das mais importantes pela influência de seus exercentes no âmbito social dos que bem vestidos se apresentavam.
A despeito da massificação existente em nossos dias, principalmente levando-se em conta a fabricação em série de roupas, continua essa operosa classe a exercitar preponderante papel na sociedade.
Diferente do que é conhecido, a profissão de alfaiate é classificada da seguinte forma:
  • Mestre-Alfaiate - profissional que também pode ser o proprietário do
    estabelecimento, habilitado quanto às medidas, corte, preparo e ultimação das peças do vestuário;
  • Contra-Mestre - profissional que auxilia o Mestre-alfaiate e se dedica a
    tirar medidas, fazer moldes, cortar tecidos e provar as peças do vestuário;
  • Ajudante de Contra-Mestre - profissional que corta os tecidos, usando
    moldes, ou sob orientação do Contra-Mestre;
  • Oficial-Alfaiate - é o oficial que costura as peças do vestuário;
  • Oficial de Paletó - é o oficial que confecciona o paletó completo ou peças a rigor como: Diner-jaque, fraque e casaca;
  • Meio-Oficial - é o aprendiz de oficial, que auxilia costurando pensas,
    fazendo bolsos, enquartando frentes, ilhargas e mangas;
  • Ajudante - é o aprendiz que faz o ponto mole, chuleia, acolchoa entretelas, lapelas e baixo de gola;
  • Coleteiro - é o oficial que confecciona todos os tipos de coletes;
  • Calceiro - é o oficial que confecciona todos os tipos de calça, inclusive o culote;
  • Acabador - é o oficial que faz ombros, golas e prega mangas;
  • Buteiro - é o oficial que faz reparos em geral;
  • Passador - é o oficial encarregado de passar todas as peças do vestuário;
  • Aprendiz de alfaiate - é o elemento que se inicia na profissão.