terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CARTEIRO

Para distribuir diariamente 34 milhões de objetos, a ECT conta hoje com um efetivo de 47.176 carteiros, o que representa 48,13 % do seu efetivo total de 98,1 mil empregados. Esta atividade, antes reservada apenas aos homens, atualmente é executada, também, por 3.876 mulheres, ou seja, 8,22% dos carteiros pertencem ao sexo feminino.
Distribuídos por 681 Centros de Distribuição Domiciliária (local onde a carga postal é separada pelos carteiros por ordem de ruas e de numeração antes de saírem para a entrega domiciliar em seus respectivos distritos) e mais 3.850 Agências de Correio com distribuição domiciliária (são as agências pequenas que não contam com carteiros), os carteiros percorrem diariamente cerca de 233 mil quilômetros, o que representa mais de cinco voltas na circunferência da Terra.
Nessas percorridas diárias cada carteiro entrega, em média, cerca de 1.247 objetos, visitando 350 domicílios.
Além das atividades diárias de entrega de cartas e encomendas, nossos carteiros têm participado de ações de cidadania desenvolvidas em todos os Estados, destacando-se o projeto Carteiro Amigo - Incentivo ao Aleitamento Materno, programa iniciado em 1995, no Estado do Ceará e posteriormente estendido para a Região Nordeste, em 1999, e para as Regiões Norte e Centro-Oeste, em 2000 e finalmente abrangendo todo o Brasil, em 2001. O projeto consiste no aconselhamento e na entrega de folders informativos quanto à importância do aleitamento materno e os carteiros recebem treinamento das Secretarias Estaduais de Saúde para esse tipo de ação.

Em 2002, cerca de 20.000 carteiros participaram do programa que atingiu 4 milhões de pessoas, em cerca de 500 municípios brasileiros, eleitos pelo Ministério da Saúde, por apresentarem altos índices de desnutrição e de mortalidade infantil. De acordo com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) o Brasil é o segundo país do mundo onde mais cresceu a prática do aleitamento materno, e certamente pode-se creditar grande parte desse triunfo aos carteiros, pelo excelente trabalho desenvolvido junto as camadas mais desassistidas da sociedade.
Outra ação de caráter social que envolve os carteiros e que tem tido grande receptividade, sobretudo por parte da imprensa, é o Projeto Papai Noel nos Correios. Este trabalho consiste no recebimento de todas as cartas enviadas ao Papai Noel, em sua maioria, com o endereço do Pólo Norte ou do Céu, no período natalino (cerca de 60 mil cartas) e que são examinadas, uma a uma, por equipes de empregados e de voluntários da sociedade. Quando é possível atender ao pedido, confirma-se a entrega, procurando-se atender aos pedidos de necessidades mais urgentes e de situações de maior carência. Quando não é possível o atendimento, envia-se uma mensagem confirmando o recebimento da cartinha, com palavras de carinho e de incentivo para a criança a continuar numa atitude construtiva e no caminho do bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário