O que é ser jornalista?
Jornalistas são profissionais que buscam notícias e informações nas mais variadas áreas e as transmitem ao público através de meios de comunicação como jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Mantêm o público informado sobre todos os acontecimentos de interesse coletivo, como os rumos da economia e da política do país e do mundo, as novidades na ciência, nos esportes, na televisão e nas artes, o comportamento de grupos sociais, o dia-a-dia nas cidades. São várias as funções exercidas pelos jornalistas: pauteiro, repórter, chefe de reportagem, editor, redator, assessor de imprensa ou de comunicação social (de órgãos públicos, sindicatos e empresas), divulgador e apresentador de telejornais.
Quais as características necessárias para ser um jornalista?
Deve ter capacidade de transmitir os fatos com correção, de forma clara e concisa, gostar de ler, saber bem o Português, conhecer outra língua estrangeira, ser sociável, ter capacidade de concentração e boa memória, além de conhecimentos em informática.
Características desejáveis:
- capacidade de comunicação
- capacidade de improviso
- capacidade de pensar e agir sob pressão
- capacidade de síntese
- criatividade
- curiosidade
- desembaraço
- espírito de investigação
- facilidade de expressão
- gosto pela pesquisa e pelos estudos
- habilidade para escrever
- habilidade para trabalhar em equipe
- iniciativa
- interesse em adquirir conhecimento em diversas áreas
- interesse por formas variadas de comunicação
- objetividade
- raciocínio rápido
- sociabilidade
Qual a formação necessária para ser um jornalista?
Para se exercer a profissão de jornalista não é preciso ter diploma de curso superior, embora existam cursos de comunicação social com ênfase em jornalismo, que ensinam técnicas e métodos de trabalho interessantes. O curso tem duração de quatro anos, com estágio nem sempre obrigatório. Para o sucesso na carreira é necessário um alto interesse por temas atuais e uma cultura geral ampla. Conhecimentos específicos de outras áreas como economia, esportes e história enriquecem muito o currículo. O domínio absoluto da língua portuguesa é imprescindível para garantir um bom futuro na carreira. O mercado vem exigindo cada vez mais capacitação profissional, como o domínio de pelo menos uma língua estrangeira. A preferência tem sido dada a quem investe em cursos de reciclagem ou pós-graduação.
Principais atividades de um jornalista
As atividades dos jornalistas incluem:
- pauteiro: organizar a lista de eventos a serem cobertos e que constituem a pauta do dia;
- repórter: entrevistar personalidades públicas ou cidadãos envolvidos em fatos de interesse coletivo; checar informações recebidas de suas fontes, de cidadãos ou de autoridades; investigar denúncias, com ajuda de suas fontes; examinar documentos; escrever, no caso de jornais, ou gravar, no caso de rádio e televisão, reportagens, artigos, colunas e editoriais, com base nas informações a que teve acesso;
- chefe de reportagem: chefiar as equipes de reportagem, orientando-as sobre a abordagem que cada assunto deve ter e sobre a forma de obter as informações desejadas;
- editores: avaliar reportagens, artigos e colunas que serão divulgados ao público, para verificar a qualidade dos textos, das imagens e a veracidade das informações; dar às reportagens de jornais, revistas, telejornais e programas de rádio o formato ideal para a perfeita compreensão do público;
- redator e revisor: revisar textos jornalísticos, eliminando erros de linguagem ou de informação; dar títulos às reportagens, artigos e colunas; fazer legendas para fotos ou ilustrações;
- assessor de imprensa: providenciar contatos com meios de comunicação para divulgar atividades de clientes, orientá-los sobre como proceder nas entrevistas e atender jornalistas para responder questões sobre eles.
- divulgador: promover seus clientes, geralmente artistas, junto aos jornalistas, produzindo textos informativos sobre suas atividades.
Áreas de atuação e especialidades
- Assessoria de imprensa: promove o contato entre imprensa e empresas, clientes, entidades.
- Consultoria: Presta serviços de comunicação. Auxilia entidades e empresários na busca de informações de mercado ou mídia.
- Reportagem: procura todas as informações sobre um determinado assunto, divulgando para todos os meios de comunicação.
- Edição: decide a abordagem de determinada matéria e quais reportagens serão veiculadas
- Pauta: orienta na escolha de assuntos que o veículo vai cobrir e designa os repórteres que para a cobertura.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para jornalistas é muito competitivo. Há grande concorrência entre jovens profissionais e o mercado, que apresenta muito mais oportunidades no setor privado do que no público num país onde o hábito de ler não é muito cultivado, apresenta tendência de crescimento reduzida. Abrem-se mais vagas em São Paulo e Brasília do que no resto do país. No Rio de Janeiro, o mercado apresenta enorme concorrência. Para iniciantes, há demanda por websurfers - pesquisadores responsáveis pelo levantamento de sites e informações de interesse para determinado cliente - e para profissionais mais experientes oportunidades na área de criação e edição de textos para websites. Todavia, por conta da desaceleração dos investimentos nas empresas da chamada nova economia, as oportunidades de trabalho para jornalistas em projetos de internet vêm diminuindo bastante. O setor no momento está estável, e as contratações ou abertura de postos de trabalho são modestas e não acompanham o ritmo de ingresso de novos profissionais no mercado.
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