quarta-feira, 14 de abril de 2010

ASTRÔNOMO


No universo dos astrônomos os brasileiros brilham como estrelas de primeira grandeza. O astro que lançou luz sobre nosso pedaço do planeta é Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, em São Paulo, que desvendou o segredo de Eta Carina. Até Damineli, ela era considerada a maior estrela existente. "Era um mistério: pelo brilho, parecia ter 150 vezes a massa do Sol, mas a teoria dizia que seu tamanho não poderia ultrapassar as 120 vezes", conta ele. "Desenvolvi uma técnica para observar o astro por meio da nuvem de poeira que o envolve e resolvi o problema que já tinha 150 anos: ali não há uma, mas duas estrelas."
"Em termos de qualidade de pesquisa e de número de trabalhos publicados, a astronomia brasileira cresceu 350% nos últimos quinze anos", avalia Lilia Arany Prado, chefe do departamento de astronomia da UFRJ, no Rio de Janeiro. Em todo o mundo, a profissão passa por um período de euforia, graças ao avanço tecnológico. O telescópio espacial Hubble tem revelado imagens impensáveis dos confins do cosmo. São fotos fantásticas que abrem novas perspectivas para o estudo da formação das galáxias.



O mercado
São poucas as ofertas de empregos. Em compensação, apenas quatro alunos se formam a cada ano, em média. Ainda que raras, existem vagas fora dos observatórios e institutos astronômicos. "A Embratel contrata astrônomos para trabalhar no controle de satélites", conta a coordenadora do curso da UFRJ, Incarnación Martinez. "E, graças à crescente divulgação que tem sido dada à nossa área, devem aumentar os postos de trabalho em museus e planetários"


O curso
O único bacharelado é o da UFRJ, que tem 65% das disciplinas nas áreas de física e matemática. No último ano, o aluno opta por uma das especializações: mecânica celeste, astrometria ou um tema específico dentro da astrofísica (estrelas, galáxias ou sistemas estelares). A USP forma físicos com habilitação em astronomia. Em outras escolas, a formação na área é dada como curso de pós-graduação. Duração média: quatro anos.


Matérias
- Álgebra Linear
- Astrofísica
- Astronomia
- Astronomia Moderna
- Cálculo Integral, Numérico e Diferencial
- Computação
- Eletromagnetismo
- Física Clássica,Moderna e Experimental
- Mecânica
- Mínimo de 02 Matéria entre: Atmosferas e Interiores Estelares I e II, Estrutura Galática I e II, Mecânica Celeste I e II, Astrometria I e II , Estrelas Variáveis Intrínsecas e Sistemas Estelares Binários
- Radioastronomia
- Técnica Instrumental Astronômica
- Tópicos em Astrofísica ou Tópicos em Astronomia dinâmica e de Posição

Nenhum comentário:

Postar um comentário