De acordo com o artigo 1º do Decreto 66.048, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de atuário, este profissional é o “técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas”.
Desde 2005, o número de cursos no Brasil passou de 5 para 13, o que já dá pra notar que o mercado está necessitando cada vez mais desta carreira. No setor privado as melhores opções estão entre as companhias de seguros, entidades abertas de previdência complementar, operadoras de planos de saúde e empresas de capitalização. Algumas companhias nacionais e multinacionais contratam o atuário como consultor em gestões de risco financeiro. As melhores oportunidades estão em São Paulo e Rio de Janeiro, mas com o alto crescimento de seguradoras em Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Fortaleza, o mercado está apto a receber um grande contingente de egressos deste curso.
Quando formado o atuário poderá:
- Fiscalizar a situação financeira de seguradoras e empresas de previdência;
- Calcular o valor de parcelas e prêmios de seguros, planos de saúde e previdência complementar;
- Definir cláusulas de apólices;
- Controlar e programar reservas financeiras de empresas de seguro e
- Atuar em entidades financeiras, entidades de previdência privada, companhias de capitalização, sistemas oficiais de previdência e seguro e outras empresas do mercado financeiro.
O curso é perfeito para quem gosta de números e contas, muitas contas. As principais disciplinas do curso, que tem duração média de 4 anos, são cálculo probabilístico, matemática financeira, teoria do seguro privado, teoria do seguro social, estatística, contabilidade, administração, economia, processamento de dados e cálculo numérico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário