quarta-feira, 7 de abril de 2010

TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominaras técnicas de gerenciamento de pessoas.  desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominaras técnicas de gerenciamento de pessoas. 

O mercado de trabalho


 Há grande demanda por formados na área.  O mercado busca profissionais com visão integrada da administração empresarial, facilidade de adaptação e habilidade para trabalhar em equipe. Ele pode atuar em grandes empresas, mas especialmente em pequenas e médias como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor de cargos, salários e benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento e analista de recursos humanos, desenvolvimento e comportamento organizacional, chegando a gerente de recursos humanos. O setor de hotelaria e o de entretenimento estão com procura aquecida. Ainda que poucas, há oportunidades também na área industrial. Existem vagas em todo o país, mas há perspectiva de crescimento na Grande São Paulo e em outras regiões do estado, como Baixada Santista e Mogi das Cruzes, além de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


O curso


O curso é geralmente formado por quatro módulos de capacitação específica, e ao término de cada um o aluno recebe um certificado de conclusão. São abordados temas como contabilidade, informática, relações trabalhistas, administração empresarial e ética. O objetivo é formar profissionais para atuar tanto em empresas privadas como em órgãos públicos, garantindo uma visão integrada de todos os parâmetros que envolvem a gestão de pessoas, para alcançar os objetivos administrativos de cada empresa.


Duração média: dois anos.





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