sexta-feira, 23 de abril de 2010

OBSTETRA

É o conjunto de técnicas e conhecimentos usado para gestantes, parturientes, recém-nascidos e familiares. O bacharel cuidado atendimento à gestante no período de pré-natal e parto, visando à normalidade no nascimento e à qualidade da saúde da mulher. Também presta assistência no pós-parto às mães e a recém-nascidos durante o período neonatal – primeiros 28 dias de vida – e dá apoio psicológico à família da gestante. Atuam em postos de saúde, unidades básicas, casas de parto, hospitais, maternidades e clínicas, tanto do setor privado como do público, está habilitado a realizar parto normal com uma equipe médica ou mesmo sozinho. Pode atender em domicílio, auxiliando o parto normal. No pré-natal, faz os procedimentos para verificar se a gestação está transcorrendo bem, como a medição da circunferência da barriga e o controle da pressão arterial. Pode pedir exames médicos, como ultrassonografia. Caso haja problemas com a mãe ou o bebê, encaminha a paciente ao médico especialista.


O MERCADO DE TRABALHO


A primeira turma de graduação se formou no fim de 2008, na Universidade de São Paulo, campus da Zona Leste (USP Leste). Já há alunos que passaram em concurso público para trabalhar em salas de parto e centros obstétricos de hospitais. Os maiores empregadores desse profissional são maternidades, hospitais e postos de saúde. Há a expectativa de que os especialistas em pré-natal e parto sejam bem aceitos e encontrem vagas em todo o país. As maternidades particulares de cidades de médio porte e que buscam se modernizar são as prováveis contratantes do bacharel. Também existem as casas de parto, que, apesar de serem em menor número, necessitam do profissional. Elas estão presentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro emendas Gerais. Há no mercado uma procura por obstetras no atendimento pós-parto e em apoio familiar, o que possivelmente abrirá novas oportunidades nessa área. O profissional pode trabalhar ainda como autônomo, realizando parto normal em domicílio.


O CURSO


 O curso tem matérias da área de biológicas, como bioquímica, genética e farmacologia, e outras específicas, como assistência à mulher no período reprodutivo, mudanças fisiológicas na gravidez e desenvolvimento fetal. Há matérias voltadas para o aspecto social, como psicologia da mulher e políticas dos programas de saúde. No segundo ano, o estágio é obrigatório. 

Duração média: quatro anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário