sábado, 10 de abril de 2010

TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

O tecnólogo em Gestão Hospitalar atua no planejamento, organização e gerenciamento de um hospital, seja público, seja privado, e de clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas e casa de repouso para idosos. Como tem conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, pode trabalhar para manter a infra-estrutura, determinar o melhor uso para o espaço físico e ainda definir o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local poderá atender. É de sua responsabilidade o planejamento da manutenção preventiva dos equipamentos médicos, o controle dos estoques de materiais, a limpeza e até a destinação dos resíduos hospitalares. Também pode agir em campanhas de saúde para o controle de epidemias. Outros locais de trabalho podem ser farmácias e empresas de seguro hospitalar.


O MERCADO DE TRABALHO


O tecnólogo em Gestão Hospitalar tem cada vez mais sido requisitado para ocupar vagas administrativas na área de saúde porque está apto a lidar com o complexo dia a dia de um hospitalou uma clínica, que envolve estoque, folha de pagamento, manutenção, entre outras demandas. Segundo a Federação dos Hospitais e Casas Beneficentes de São Paulo, a área de saúde tem se profissionalizado e, embora os médicos ainda ocupem os cargos de direção em grande parte dos hospitais, já há maior conscientização da necessidade de gerentes e assistentes com conhecimento específico. Há oportunidades, praticamente, em todo o país, porém as regiões Sudeste e Sul são as que concentram a maior parte das vagas. Além dos hospitais, laboratórios de análises clínicas, policlínicas e casas de saúde para idosos são os locais que mais contratam esses profissionais, que passam a trabalhar na gerência e na administração do negócio. As empresas de seguro hospitalar, por sua vez, procuram pelo tecnólogo para atuar na venda dos planos. A expectativa nos próximos anos é que o setor público seja um grande empregador, graças à profissionalização da gerência depostos de saúde e policlínicas.


O CURSO


Durante o curso, os alunos têm aulas na área de saúde e de administração. No primeiro ano, a maior parte da grade curricular é composta de matérias de exatas. Estuda-se matemática, estatística, contabilidade, custos hospitalares, economia, orçamentos hospitalares, informática em saúde e logística empresarial.Já o segundo ano é destinado a formar um profissional focado nos problemas de saúde da população. Para isso, há aulas de políticas públicas de saúde e de humanização, epidemiologia e qualidade e hotelaria hospitalar. Outras disciplinas são legislação em saúde e marketing e análise de mercado. A maior parte das escolas exige o trabalho de conclusão decurso.


  Duração média: dois anos e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário