O que é ser engenheiro civil?
Engenheiros civis são profissionais que estudam, projetam, fiscalizam e supervisionam construções de pontes, elevados, túneis, viadutos, edifícios, redes hidráulicas e de esgoto, barragens, rodovias, ferrovias, estádios etc. Transformam, através de cálculos e desenhos, materiais brutos - calcário, pedra, ferro, aço, madeira, terra, areia - em estruturas úteis para o homem, buscando sempre o menor custo e as melhores condições de segurança.
Quais as características necessárias para ser engenheiro civil?
É preciso muita habilidade numérica para os cálculos e medições, meticulosidade, concentração e liderança.
Características desejáveis:
- agilidade
- atenção a detalhes
- capacidade de adaptação a novas situações
- capacidade de comunicação
- capacidade de concentração
- capacidade de decisão
- capacidade de organização
- capacidade de resolver problemas práticos
- criatividade
- curiosidade
- facilidade para matemática
- flexibilidade
- gosto pela pesquisa e pelos estudos
- habilidade para trabalhar em equipe
- interesse em construir coisas
- interesse pelas ciências
- interesse pelo funcionamento das coisas
- interesse por computadores
- interesse por novas técnicas e tecnologias
- raciocínio abstrato desenvolvido
- raciocínio espacial desenvolvido
- senso prático
Qual a formação necessária para ser engenheiro civil?
Para exercer a profissão de engenheiro civil é necessário o diploma de graduação em engenharia civil. O total domínio do inglês e de computação são exigências comuns. Além da formação técnica de qualidade, as empresas cada vez mais demandam conhecimentos na área gerencial e valorizam conhecimentos gerais. Engenheiros devem estar sempre bem informados sobre novas tecnologias em sua área de especialização, que avançam muito rapidamente, através de constante leitura de revistas e livros especializados.
Principais atividades de um engenheiro civil
Além das atividades comuns a todos os engenheiros, suas atividades incluem:
- analisar o terreno e escolher o local das futuras instalações;
- estudar a mecânica dos solos, para identificar movimentos de terra;
- estudar a circulação das águas subterrâneas ou de superfície e a incidência da luz solar;
- determinar o projeto de construção e fazer a previsão da execução dos trabalhos no tempo - o cronograma - definindo detalhes da obra;
- estudar materiais que serão utilizados em construções e suas possibilidades de adaptação;
- determinar equipamentos a serem usados como escavadeiras e elevadores;
- fazer cálculos capazes de indicar quanto de material será preciso para suportar determinada estrutura.
Áreas de atuação e especialidade
- Construção Urbana: Projeta, constrói e reforma edifícios residenciais, comerciais e industriais.
- Estruturas e Fundações: Projeto e construção de estrutura (madeira, concreto e aço) e de fundações que apóiam as edificações. É responsável pelos cálculos sobre o material a ser utilizado e pelas dimensões da obra.
- Hidráulica: Projeto e construção de barragens, canais e eclusas; instalações hidráulicas para a produção de energia elétrica, sistemas de irrigação e drenagens e estações de bombeamento de água.
- Saneamento: Planejamento e construção de redes de captação e distribuição de águas e estações para tratamento de água e de esgotos.
- Transportes: Planejamento e coordenação de obras como ferrovias, rodovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.
Mercado de trabalho
O mercado está em alta para o setor de construção civil. Há uma movimentação muito grande no setor privado na área de construção e operação de estradas com o processo de privatização, que inclui estradas, portos, aeroportos, hidrelétricas. Além disso, o engenheiro civil é cada vez mais absorvido pelo mercado para atuar no ramo das indústrias e na área da informática. Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à proteção estão em crescimento. A área da construção civil é movimentada toda vez que a economia acelera, independentemente do setor. Por exemplo, quando existe a ampliação das indústrias automaticamente reflete no mercado da construção civil. Com a crise da geração de energia imediatamente se fez necessária a construção de barragens, hidrelétricas e termelétricas. Os alunos são obrigados a fazer estágio durante o período da universidade e freqüentemente são efetivados quando se formam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário