terça-feira, 6 de abril de 2010

ESTATÍSCO


A qualidade de um produto, o perfil da clientela de um banco, a renda per capita dos habitantes de uma cidade - seja em que área for, o estatístico transforma áridos levantamentos quantitativos em preciosas informações. No passado, quem tinha uma pequena empresa, digamos, uma sapataria, conhecia cada cliente e controlava tudo. Atualmente, mesmo as firmas menores precisam entrar na roda-viva do mercado globalizado para sobreviver. "É o que acontece com as livrarias que vendem seus produtos pela internet", exemplifica o professor Francisco Aranha, da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. "Elas carecem de um profissional que saiba analisar os dados de vendas e estoques para avaliar as necessidades do cliente, e o estatístico é fundamental nesse processo." Afinal, descobrir as exigências do freguês não é um simples exercício de adivinhação.
Para cumprir bem sua tarefa, o estatístico deve dominar a área em que vai atuar, ferramentas de informática, cálculos matemáticos e técnicas de seleção e análise de amostras. Assim, quem vai trabalhar numa empresa tem que possuir conhecimentos de marketing e administração. Se for atuar na indústria, precisa saber como separar amostras para testar os produtos. Caso se especialize em política, tem de estar afinado com as tendências do eleitorado.


O mercado

No mercado, o estatístico é peça rara, preciosa e muito valorizada. "Todos os alunos de nosso curso saem da escola já empregados", afirma o professor Júlio Singer, da USP. E completa: "Cerca de 80% deles estão trabalhando em bancos ou em pesquisas médicas". As melhores chances estão no Estado de São Paulo, onde as indústrias aproveitam o estatístico na área de controle de qualidade.


Em alta: Estatística aplicada


O curso

Além das disciplinas da área de matemática, você vai enfrentar matérias metodológicas, como cálculo de probabilidades, e disciplinas aplicadas, entre elas biometria e econometria. Para que o estudante tenha uma formação interdisciplinar, muitas escolas incluem matérias da área de humanas. Na USP, em São Paulo, os alunos participam de um treinamento supervisionado baseado em projetos de consultoria. Duração média: quatro anos.


Matérias
- 02 disciplinas, no mínimo, entre: Demografia, Biometria, Psicometria e Sociometria, Econometria, Atuaria e Controle Estatístico de Qualidade
- Análise Estatística
- Análise Matemática
- Cálculo das Probabilidades
- Cálculos das Diferenças Finitas
- Estatística Aplicada
- Estatística Descritiva
- Estatística Documentária
- Inferência Estatística
- Planejamento e Pesquisa
- Tecnologia da Amostragem
- Teoria das Matrizes e Funções Ortogonais

Nenhum comentário:

Postar um comentário