sexta-feira, 9 de abril de 2010

BACHAREL EM COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA


Informações - O curso de Composição Musical é desenvolvido ao longo de seis anos. É um curso que procura ser abrangente o bastante para oferecer ao aluno uma ampla gama de informações sobre a Teoria da Música sempre apoiada na fundamental prática em seus diversos aspectos. Na pirâmide do conhecimento musical, a composição ocupa o ápice, trata-se portanto de um curso onde a pesquisa, profunda e abrangente, aliada a experiências contínuas da música, em suas diversas formas, é, por natureza, sempre exigida. Após sua conclusão, o formando estará em condições de optar por uma especialização, em face do amplo leque de atividades distintas dessa área, seja no aspecto artístico ou comercial: música culta, popular, religiosa, seja para o teatro, a televisão, o cinema, a publicidade, pois terá adquirido as necessárias ferramentas para sua realização profissional. O curso de Regência, que orienta o futuro maestro ou diretor de coros e de orquestras, procura contemplar o amplo universo do regente não só nos fundamentos teóricos que o assunto desperta, mas também nas bases técnicas e práticas do gestual específico da regência ou de seu código de sinais utilizado como linguagem diante de um coro e de uma orquestra. O regente é um intérprete como qualquer outro, com a diferença de que seu "instrumento" é um complexo conjunto instrumental (a orquestra) ou vocal (o coro).


Formação - Bacharel em Composição e Regência.


Período de formação – 6 anos.


Níveis - Superior (Graduação, Extensão e Tecnologia), pós-graduação: Mestrado (Especialização, Mestrado) e Doutorado.


Currículo - Harmonia, Percepção, Canto Coral: Técnicas de Expressão Vocal, Piano, História e Evolução da Música, Contraponto, Linguagem e Estruturação Musicais, História e Evolução da Música, Criação Musical, Introdução à Regência Coral, Estética e História da Arte, Harmonia Superior, Contraponto e Fuga, Música Brasileira, Instrumentação e Orquestração, Prosódia Musical, Fundamentos da Matemática, Aplicados à Música, Composição, Fundamentos da Acústica Aplicados à Música, Disciplinas Optativas: Prática Camerística e Orquestral, Regência Coral, Análise Interpretativa de Repertório I, Regência Orquestral, Práticas Instrumentais, Grupo de Percussão, Arranjo e Concepção Musical, Metodologia na Educação Musical, Ópera: Análise Estilística e Estrutural, Canto, Estética Musical: Análise e Escuta.


Áreas de atuação – Orquestra, casas de espetáculos, teatros, televisão, igrejas, cinema, conjuntos musicais, escolas etc. O campo profissional do regente se amplia para além dos grandes teatros e salas tradicionais de concerto: as empresas do capital privado vêm se interessando no subvencionamento de grupos musicais para os quais a liderança de um bom maestro é sempre necessária. São oferecidos ao trabalho produtivo dos regentes os gêneros popular, erudito e religioso, também o teatro, o cinema, a televisão e a publicidade.


Traços que favorecem o profissional - Equilíbrio emocional, ou "Inteligência" emocional, aptidão para lidar com coisas concretas e abstratas, capacidade de concentração, ordeiro, dedicação, criatividade, interesse pela Música, canto, artes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário