sexta-feira, 23 de abril de 2010

TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO DE PEIXES

Esse tecnólogo acompanha toda a cadeia produtiva de produção de peixes e de outros animais aquáticos em cativeiro. Cuida do manejo, da reprodução e da nutrição de peixes ornamentais, jacarés, rãs e camarões. Aplica conhecimentos de tecnologia pesqueira para gerenciar e explorar o potencial das unidades de criação em tanques, açudes e lagoas. Envolve-se em todas as tarefas do negócio deaquicultura ou piscicultura, até a industrialização, comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor, ao mesmo tempo em que procura minimizar os impactos da atividade sobre o meio ambiente.


O MERCADO DE TRABALHO


O tecnólogo formado em recursos pesqueiros pode atuar em conjunto com o engenheiro de pesca, de aquicultura e também com biólogos. São empregadoras tradicionais as propriedades rurais voltadas para a aquicultura, indústrias pesqueiras, empresas de processamento de pescado e cooperativas de pescadores. As melhores chances de trabalho estão nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul, nas capitais do Nordeste, no interior de São Paulo e na Zona da Mata mineira, onde se localizam os principais empreendimentos de aquicultura. Esse tecnólogo é solicitado para trabalhar na execução e na avaliação dos sistemas de produção e também para dar assessoria técnica na cadeia produtiva. Ele pode trabalhar ainda em projetos que avaliam riscos ambientais. Um mercado que tem oferecido vagas é o de produção artificial de peixes e mariscos em águas marinhas. Mesmo no Centro-Oeste do Brasil cresceu muito o número de vagas para trabalhos em açudes e na produção de ração para peixes, já que a região é rica na plantação de grãos.O profissional com perfil empreendedor é bastante requisitado para gerenciar negócios em aquicultura para empresários e fazendeiros que querem investir no setor, que se encontra em expansão.


O CURSO


O currículo traz inicialmente disciplinas básicas, como física, biologia, química e matemática. Essas matérias preparam o aluno para lidar com as matérias de formação específica, que se iniciam a partir do segundo ano. A parte técnica do curso apresenta aulas de aquicultura e piscicultura, tecnologia e biologia pesqueira e fisiologia e nutrição dos organismos aquáticos, entre outras. No último ano do curso de graduação, o estudante tem aulas de produção e comercialização de pescados. Ao final, é preciso fazer estágio numa agroindústria ou unidade de produção e apresentar um trabalho de conclusão do curso.




Duração média: três anos e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário