terça-feira, 2 de março de 2010

ARTISTA PLÁSTICO

Os recursos da tecnologia estão cada vez mais presentes na vida do artista plástico. Muitos vêm trocando as telas em tecido pelas telas do computador e o pincel pelo mouse. "Usamos muito as mídias contemporâneas, misturando-as às técnicas tradicionais. A idéia é somar, em vez de dividir", brinca o artista plástico mineiro Marco Tulio Resende. Para comprovar, basta dar uma olhada em uma exposição de arte contemporânea: em uma só obra você pode ver recursos de vídeo, pintura, escultura e até de animação.
Mas não jogue fora tintas e pincéis, porque as técnicas tradicionais ainda são bastante usadas. "Meu trabalho começa como uma anotação. Estou sempre com o lápis na mão, desenhando. As formas e as linhas são para mim como a palavra é para o escritor. Só que nós temos maneiras diferentes de expressar nossa emoção, sensibilidade e visão do mundo", afirma Resende.
Não é fácil sobreviver nessa profissão. Chegar a uma exposição individual exige trilhar um duro caminho, pois é muito difícil para um artista jovem conseguir espaço em uma galeria. "O que me sustenta financeiramente é a ilustração", conta o pintor paulista Marcelo Cipis. "A maioria dos artistas que conheço atua em outra área para se manter."


O mercado
Existem boas oportunidades em trabalhos para a mídia. Um setor em alta é o de criação de vinhetas por animação gráfica em emissoras de TV e agências de publicidade. Outro nicho de mercado é o de ilustrações para jornais, revistas e livros. Uma opção é atuar com educação, em escolas ou museus


O curso
Os dois primeiros anos são comuns a todas as habilitações. Você vai ter aulas de história da arte e oficinas de introdução às várias formas de expressão das artes plásticas: gravura, pintura e escultura, por exemplo. A partir do terceiro ano, boa parte das matérias é ligada à habilitação que você escolheu e as aulas são práticas. Se quiser, poderá desenvolver sua técnica em outras habilitações, fazendo matérias optativas. Em algumas faculdades é preciso ser aprovado na prova prática de aptidão no momento do vestibular. Duração média: quatro anos.

Novo - Design Gráfico

Se você quer aplicar sua criatividade e técnica às artes gráficas, fazendo ilustrações e desenhando revistas, jornais, livros e sites na internet, existe um curso voltado para isso: o de design gráfico. Algumas escolas oferecem a habilitação design gráfico no curso de artes visuais. Em geral, esses cursos têm duração mínima de oito semestres e o currículo se divide em duas etapas: básica e profissionalizante. No núcleo básico, de quatro semestres, há disciplinas como cinema, desenho, fotografia, fundamentos da linguagem visual e história da arte. Em seguida, vem a etapa profissionalizante, com atividades práticas de escultura, gravura, pintura e projetos gráficos. No final, os estudantes desenvolvem um projeto.


Matérias
- Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos
- Estética e História da Arte
- Evolução das Artes Visuais
- Folclore Brasileiro
- Formas de Expressão e Comunicação Artística
- Fundamentos da Expressão e Comunicação Humanas
- Fundamentos da Linguagem Visual
- Técnicas de Expressão e Comunicação Visuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário