segunda-feira, 15 de março de 2010

GEOFÍSICO

É a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. O geofísico investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos especiais e leis da Matemática, daFísica e da Química, ele mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos dosolo e do subsolo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo. Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares. Antes da construção de grandes obras,como represas, estradas e túneis, avalia a estabilidade do solo e localiza lençóis de água e jazidas minerais. Pode trabalhar também na prospecção de petróleo.


MERCADO DE TRABALHO


 A descoberta de petróleo na camada pré-sal no litoral brasileiro entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina aumenta ainda mais as oportunidades de trabalho para o geofísico, já que as melhores vagas se encontram no setor petrolífero. E não há número suficiente de profissionais para cobrir a de manda. Petrobras e empresas estrangeiras de exploração de petróleo costumam empregar o bacharel,que também é requisitado por prestadores de serviços contratados por essas companhias.Nelas, esses profissionais trabalham no processamento de dados geofísicos. No Brasil, a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, o Espírito Santo, o município de Santos, no litoral de São Paulo (principalmente após o anúncio da viabilidade econômica do Campo de Tupi, o maior do país), e o Nordeste são as regiões mais promissoras para o profissional. A exploração de petróleo na Amazônia ainda está no início, mas já dá sinais de crescimento, o que pode resultar na abertura de mais vagas. Quem preferir atuar no setor de mineração também encontra um campo em desenvolvimento. A Amazônia e os estados de São Paulo,Minas Gerais, Goiás e da Bahia concentram os mercados mais aquecidos. Nas empresas de engenharia e em construtoras que realizam grandes obras, como shoppings e barragens, é boa a oferta de trabalho para o especialista em construção civil. Nas prefeituras, principalmente do Sudeste, aumenta a procura pelo profissional com conhecimento de geofísica ambiental. O geofísico pode ainda trabalhar por conta própria ou em empresas prestando consultoria para prefeituras e fazendas, na busca por água subterrânea.


O CURSO


Matemática, física e geologia são a base do currículo. Entre as disciplinas profissionalizantes estão prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais. Fique preparado para muitas aulas envolvendo computação e para exercitar os neurônios com cálculos e mais cálculos – eles estão presentes durante todo o curso. Há várias atividades práticas, tanto em campo quanto em laboratório. Elas são fundamentais na formação de profissionais aptos a trabalhar com monitoramento ambiental, na construção civil e na indústria do petróleo. Se você se interessa por esta última área, pode cursar também Engenharia de Petróleo. 

Duração média: quatro anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário