sábado, 27 de março de 2010

PILOTO DE AVIÃO

Piloto de avião tem rotina de top model . Seu ritmo de trabalho é duro: nada de Natal, Ano Novo, feriados. O cotidiano é passado sob constante mudança de fuso horário, com exposição a níveis de ruído e de radiação cósmica que perturbam o organismo. Também nada de abusar de álcool, empanturrar-se de comida ou passar noites em claro. Saúde perfeita é requisito fundamental nesse profissional. Afinal, ele tem de controlar máquinas voadoras a 950 km/h e a 10 000 metros do chão, com a responsabilidade pela integridade de centenas de passageiros .

Manipular os equipamentos computadorizados das modernas naves faz parte da tarefa do comandante. Ele deve ainda dominar as rotas aéreas, cuidar da comunicação com as torres de comando, orientar a tripulação e manter a calma dos passageiros em momentos de crise. Para isso, equilíbrio emocional é essencial. "Depois de formados e no exercício da atividade, somos submetidos a uma constante avaliação", diz Pedro Goldenstein, comandante internacional da Varig. A cada ano são duas provas em simuladores de vôo e outras duas sobre os regulamentos de tráfego aéreo e os equipamentos do avião, além do check-up de saúde anual - que, dependendo do resultado, pode encerrar prematuramente um carreira.


O mercado
Céu de brigadeiro para quem embarcar nessa viagem. Dos 160 pilotos formados até 1998, 150 estão empregados. Entre 1997 e 1998, os vôos interestaduais e internacionais no Brasil cresceram 12,3% e os regionais, 45%. A TAM está recebendo jatos Airbus 330 para rotas internacionais. E a Varig tem contrato assinado com a fábrica de aviões Boeing para receber 39 aparelhos até 2003. Com isso, o Departamento de Aviação Civil (DAC) estima que o tráfego aéreo no Brasil aumente 70% até 2010.


O curso
Para ingressar, além de passar no processo seletivo, você deve ter o brevê de piloto privado com, no mínimo, 35 horas de vôo. Na faculdade são mais 200 horas voando, por instrumentos e em aviões com mais de um motor. A teoria engloba física, matemática, psicologia, técnicas de pilotagem de jato e navegação aérea. Além disso, administração e planejamento do transporte aéreo preparam o profissional para o gerenciamento de empresas.


 Duração média: três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário