domingo, 21 de março de 2010

ENGENHEIRO CARTOGRÁFICO



Controlar os focos de uma epidemia que se alastra por uma cidade não é tarefa só para agentes sanitários. O engenheiro cartográfico também é muito importante no combate à disseminação de doenças. Nesse caso, ele usa o mapeamento dos bairros urbanos para cruzar os focos epidêmicos com dados estatísticos, como a população do local, o número de postos de saúde, as condições de moradia e o saneamento básico, a fim de ser elaborado um plano de atendimento que seja realmente eficaz. Basicamente, a engenharia cartográfica atual utiliza as técnicas de processamento de mapeamentos da superfície urbana e rural para permitir a coleta, a classificação e a análise de dados e informações sobre eventos naturais e sociais de áreas determinadas", afirma o professor João Fernando Custódio da Silva, coordenado do curso da Unesp de presidente Prudente, em São Paulo.
O engenheiro cartográfico planeja e orienta a execução de projetos de mapeamento, além de trabalhar na digitalização das imagens obtidas. Para isso, usa fotos aéreas, de satélites, sensoriamento remoto, levantamentos topográficos e análises de latitude e longitude. De posse desses dados, que são inseridos em computadores, ele consegue fazer uma representação gráfica de uma região rigorosamente fiel à realidade. Ao criar mapas detalhados, viabiliza o trabalho de várias especializações da engenharia e até o de outras profissões. O geólogo, por exemplo, precisa de uma carta topográfica para localizar uma falha geológica em uma região, e o agrônomo não consegue conhecer corretamente o potencial de produtividade de uma propriedade se não tiver um mapa preciso da área.



O mercado

O levantamento cartográfico para controle ambiental e desenvolvimento econômico e social, como o crescimento urbano, deve aumentar a oferta de empregos nos próximos anos. Há oportunidades também nas empresas de levantamentos aerofotogramétricos, topográficos, mapeamento e cadastro.

Em alta: Sistemas de informações geográficas.


O curso

Além de matemática, prepare-se para estudar muita física e química. Entre as matérias profissionalizantes estão astronomia, topografia e geodésia. Em aulas práticas, você vai aprender a usar receptores de imagens por satélite e estações totais. Nelas, também será adestrado a analisar informações geográficas e a interpretar imagens. 


Duração média: cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário