O tecnólogo dessa área estuda e dimensiona sistemas de e de armazenamento de produtos de forma econômica e segura, visando a aprimorar o desempenho organizacional das . Otimiza os processos para a obtenção dos fluxos mais adequados pelo conhecimento da cadeia de suprimento e da relação entre as . Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos de , como , armazenagem, compras e distribuição. Em , analisa o crescimento dos aglomerados urbanos e pesquisa medidas para solucionar problemas de trânsito e do de pessoas e cargas. Aperfeiçoa e adapta sistemas de coletivo à legislação vigente. Utiliza ferramentas de para garantir a viabilização técnica e econômica de embarque, desembarque e armazenagem de produtos. Pode, ainda, participar de projetos de de tráfego e atuar nos setores de educação e segurança no trânsito.
MERCADO DE TRABALHO
A importância de manter um setor de logística adequado torna essa área muito promissora. O tecnólogo é contratado para cuidar do armazenamento, almoxarifado e controle de estoque, bem como para planejar o transporte de mercadorias da empresa para os clientes, otimizando tempo e custos. Ele encontra boas oportunidades em empresas privadas dos mais diversos setores e portes, como de transporte, automobilístico, alimentício, tecnologia e varejo. Órgãos públicos ligados ao setor de engenharia de tráfego, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo, também costumam contratar o profissional, que atua com os agentes de trânsito para a melhora do fluxo de veículos. O metrô de São Paulo absorve o tecnólogo, que precisa prestar concurso público para entrar na companhia. O Sul e o Sudeste, em especial cidades industriais paulistas, como Campinas, Americana, Sorocaba, Cubatão e Santos, oferecem o maior número de vagas, mas há boas perspectivas no Nordeste, onde muitas indústrias estão abrindo filiais.
O CURSO
Para aprender a lidar com o trânsito caótico das grandes cidades e a administrar o transporte de cargas com eficiência e baixo custo, é fundamental dominar diversas áreas de conhecimento. O currículo engloba disciplinas tanto de ciências exatas, como estatística e física, quanto de sociais aplicadas, como administração, marketing e psicologia social. As matérias específicas incluem transporte público, engenharia de tráfego, educação e segurança de trânsito. O estágio, de 400 horas, é obrigatório efeito em empresas públicas ou privadas do setor, como Detrans e transportadoras. Para se formar é necessário apresentar uma monografia ou um projeto. Alguns cursos são voltados para os aspectos administrativos de logística, preocupando-se mais com a redução de custos e do tempo de transporte de produtos.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Estradas; Gestão de Log.; Gestão de Trânsito;Gestão e Seg. de Trânsito; Gestão e Seg. no Trânsito; Gestão em Log.; Gestão Log.; Gestão Log. e Operações; Log.; Lóg.;Log. (portuária); Log. Aeroportuária; Log. Empr.; Log. Para o Agroneg.; Log. para o Agroneg. (merc. intern.); Plan. Log.de Cargas; Transp. Terrestre; Transp. Urbanos.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Estradas; Gestão de Log.; Gestão de Trânsito;Gestão e Seg. de Trânsito; Gestão e Seg. no Trânsito; Gestão em Log.; Gestão Log.; Gestão Log. e Operações; Log.; Lóg.;Log. (portuária); Log. Aeroportuária; Log. Empr.; Log. Para o Agroneg.; Log. para o Agroneg. (merc. intern.); Plan. Log.de Cargas; Transp. Terrestre; Transp. Urbanos.
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