sexta-feira, 12 de março de 2010

TÉCNICO EM ASTRONOMIA


A carreira
No universo dos astrônomos os brasileiros brilham como estrelas de primeira grandeza. O astro que lançou luz sobre nosso pedaço do planeta é Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, em São Paulo, que desvendou o segredo de Eta Carina. Até Damineli, ela era considerada a maior estrela existente. "Era um mistério: pelo brilho, parecia ter 150 vezes a massa do Sol, mas a teoria dizia que seu tamanho não poderia ultrapassar as 120 vezes", conta ele. "Desenvolvi uma técnica para observar o astro por meio da nuvem de poeira que o envolve e resolvi o problema que já tinha 150 anos: ali não há uma, mas duas estrelas."
"Em termos de qualidade de pesquisa e de número de trabalhos publicados, a astronomia brasileira cresceu 350% nos últimos quinze anos", avalia Lilia Arany Prado, chefe do departamento de astronomia da UFRJ, no Rio de Janeiro. Em todo o mundo, a profissão passa por um período de euforia, graças ao avanço tecnológico. O telescópio espacial Hubble tem revelado imagens impensáveis dos confins do cosmo. São fotos fantásticas que abrem novas perspectivas para o estudo da formação das galáxias.


O mercado
São poucas as ofertas de empregos. Em compensação, apenas quatro alunos se formam a cada ano, em média. Ainda que raras, existem vagas fora dos observatórios e institutos astronômicos. "A Embratel contrata astrônomos para trabalhar no controle de satélites", conta a coordenadora do curso da UFRJ, Incarnación Martinez. "E, graças à crescente divulgação que tem sido dada à nossa área, devem aumentar os postos de trabalho em museus e planetários"


O curso
O único bacharelado é o da UFRJ, que tem 65% das disciplinas nas áreas de física e matemática. No último ano, o aluno opta por uma das especializações: mecânica celeste, astrometria ou um tema específico dentro da astrofísica (estrelas, galáxias ou sistemas estelares). A USP forma físicos com habilitação em astronomia. Em outras escolas, a formação na área é dada como curso de pós-graduação. Duração média: quatro anos.


Matérias
- Álgebra Linear
- Astrofísica
- Astronomia
- Astronomia Moderna
- Cálculo Integral, Numérico e Diferencial
- Computação
- Eletromagnetismo
- Física Clássica,Moderna e Experimental
- Mecânica
- Mínimo de 02 Matéria entre: Atmosferas e Interiores Estelares I e II, Estrutura Galática I e II, Mecânica Celeste I e II, Astrometria I e II , Estrelas Variáveis Intrínsecas e Sistemas Estelares Binários
- Radioastronomia
- Técnica Instrumental Astronômica
- Tópicos em Astrofísica ou Tópicos em Astronomia dinâmica e de Posição

2 comentários:

Hyrha Eros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hyrha Eros disse...

Prezado (a),

Sou concluinte em 2017 do ensino fundamental. Venho através desta solicitar uma vaga para que eu possa estudar e me especializar no curso de astronomia.
O qual tenho grande vontade e sonho em me tornar um profissional.
Venho me dedicando muito nos estudos porém, enfrento dificuldades pra ingressar já que no meu estado não há cursos.
Gostaria que vocês me ajudassem a achar este curso.
Meus pais me apoiam e me incentivam. E sinto que sou capaz de realizar este sonho e conquistar no futuro uma especialização fora do país para que eu possa descobrir e até mesmo ajudar as pessoas nas pesquisas que farei.
Posso aguardar o seu retorno?

Atenciosamente
Hyrha Eros

Postar um comentário