quarta-feira, 24 de março de 2010

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO


O que faz um engenheiro de produção em um parque de diversões? Se você respondeu que ele só leva os filhos para se divertirem, errou. "Eu participei da padronização de todos os processos de operação do parque", conta, feliz, o engenheiro Armando Marchesan Neto, que trabalha no Playcenter de Vinhedo, no interior de São Paulo. Isso significou planejar o número de funcionários e de guichês de venda de ingressos, para evitar longas filas, definir a função dos atendentes e determinar as escalas de trabalho, a fim de que o parque funcione direito tanto nos feriados super-lotados quanto em temporadas de baixo movimento.
A engenharia de produção habilita o profissional a atuar na área de serviços, como é o caso de lazer e turismo, e na produção industrial. Nos dois casos, ele estuda a maneira mais adequada de integrar mão-de-obra e equipamentos, com o objetivo de conseguir a melhor rentabilidade.
Depois que o engenheiro de produção define os programas e cronogramas das atividades de uma empresa, entra em cena o engenheiro industrial. A ele cabe organizar e supervisionar todas as etapas do processo produtivo, desde a chagada da matéria-prima na fábrica até o controle de qualidade do produto final. A diferença entre os dois engenheiros é sutil: enquanto o de produção planeja processos, o industrial administra na prática seu funcionamento e se encarrega de aperfeiçoá-lo, otimizando a produção.



O mercado
Grande parte das indústrias brasileiras precisa passar por um planejamento rigoroso para racionalizar recursos e custos de produção. Por isso, há um mercado fabuloso para o engenheiro de produção", diz o professor Milton Vieira Júnior, coordenador do curso da Unimep, em São Paulo. Na área de engenharia industrial, são muitas as oportunidades para os especialistas em novas tecnologias, como fabricação automotizada.


O curso
Nos três primeiros anos de ambos os cursos, muita matemática, física, química e computação. Em engenharia de produção, nos dois últimos anos as matérias são ligadas à especialização escolhida: civil, elétrica, mecânica, minas, química ou têxtil. No curso de engenharia industrial, o aluno tem disciplinas voltadas para a elétrica ou a mecânica. Duração média: cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário