segunda-feira, 15 de março de 2010

TECNÓLOGO EM PRÓTESES DENTÁRIAS

Esse profissional constrói aparelhos ortodônticos para corrigir problemas ósseos e hábitos de mastigação e deglutição que afetam a arca da dentária. Também fabrica próteses odontológicas, fixas e removíveis (dentaduras, coroas e pontes),dando suporte ao trabalho do cirurgião-dentista.Monta próteses para resolver deformidades bucais ou maxilofaciais. Além de conhecer a fundo a anatomia da face e os materiais de uso protético, ele deve ter habilidade manual para confeccionaras peçasem detalhes. Pode trabalhar, ainda, com profissionais que pesquisam e desenvolvem ligas, como misturas de cerâmica e resina, usados na composição dos aparelhos fixos. Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Odontologia.


MERCADO DE TRABALHO


Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro são os melhores mercados para esse tecnólogo. No Nordeste e no Norte, a demanda tem crescido nos últimos tempos, sinalizando que essas regiões são mercados promissores. O profissional é normalmente contratado por clínicas odontológicas e laboratórios de prótese para fabricar próteses odontológicas. Ele também pode trabalhar em indústrias de materiais protéticos e odontológicos, como a Ivoclar Vivadent, atuando como consultor, vendedor ou no desenvolvimento de produtos. O mercado para o professor está em alta, já que existem no país muitos cursos técnicos de nível médio.


O CURSO


A base teórica abrange os dois primeiros semestre se inclui aulas de biologia e morfologia do crânio e da face e iniciação às próteses. Nesse período, o curso explora ainda disciplinas como ciências dos materiais e materiais protéticos. Aparte prática começa no terceiro período, coma confecção de aparelhos protéticos, o conhecimento das estruturas metálicas, ligas metálicas para cerâmicas e resinas usadas nas peças odontológicas.

Duração média: três anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário