É o conjunto de atividades empregadas na e em outras organizações públicas ou privadas. O secretário executivo é o assessor imediato de dirigentes e gerentes de uma organização. Ele não só controla os arquivos, a correspondência e a agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com rapidez, como também participa das decisões da empresa, assessorando os executivos em suas relações nacionais e internacionais. Ele gerencia, por exemplo, processos administrativos, informações, equipes e comunicações internas e externas. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa. Auxilia executivos na preparação de apresentações e na organização de eventos e encontros de .
MERCADO DE TRABALHO
O mercado para o profissional passou por um período de estabilidade, mas apresenta boas perspectivas de crescimento para os próximos anos, em razão do aumento da demanda por secretários executivos bilíngues ou trilíngues. Empresas multinacionais e as nacionais que fazem negócios com outros países têm necessidade crescente de especialistas em secretariado e tradução e interpretação. A maioria das vagas é aberta onde há grande concentração de empresas e indústrias de diversos setores, como as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, além do Vale do Paraíba e Campinas (SP). O setor de serviços é o que mais tem contratado, principalmente bancos e construtoras, seguido por empresas do comércio, como grandes redes de lojas e supermercados. Nesse caso, profissionais com conhecimentos em administração e tecnologia da informação são os mais requisitados. Outra possibilidade são os concursos públicos, uma vez que as empresas estatais, que antes não costumavam procurar o profissional, estão buscando cada vez mais seus serviços.
O CURSO
As matérias básicas são técnicas de secretariado, português, línguas estrangeiras, redação empresarial, informática, cerimonial, protocolo e etiqueta. Aprende-se, ainda, finanças, gestão empresarial e estratégica, marketing, recursos humanos e desenvolvimento organizacional. A maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso, além do estágio supervisionado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretariado Executivo é uma habilitação da graduação em Letras.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Autom. de Escritórios e Sec.; Sec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário