sábado, 13 de março de 2010

TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES

O tecnólogo que atua nessa área auxilia no projeto e na construção de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada. Faz também sua manutenção preventiva e corretiva. Conecta circuitos eletrônicos, placas de som e áudio e o computador com seus periféricos, como teclado, mouse, impressoras, telas de monitores e scanners. É parte de suas funções, ainda, participar do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes de computadores, decidindo pelo tipo e pelo número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento. Também gerencia, controla e projeta a segurança das redes de computadoresnas empresas. Além de saber tudo sobre hardware, esse tecnólogo deve acumular conhecimento sem circuitos elétricos, voltagem, amperagem e, particularmente, em softwares. Só assim ele consegue combinar a estrutura física com as funções e a rotina da máquina, de modo que tudo funcione perfeitamente. Após o curso, o estudante será capaz de controlar os níveis de acesso aos serviços dos sistemas operacionais, realizar análises de riscos, administrar sistemas de informações, projetar e gerenciar a segurança das redes de computadores,efetuar auditorias, planos de contingência e recuperação. 


MERCADO DE TRABALHO


A contínua modernização dos sistemas computacionais faz com que esse profissional seja sempre requisitado. Ele é contratado por empresas de tecnologia, como Promon e Unisys, e companhias de telecomunicações, como Embratel e Oi, para trabalhar nas áreas de segurança de dados, tráfego de informações e criptografia. Novas tecnologias de banda larga móvel, como 3G e redes sem fio, abrem oportunidades de trabalho para esse tecnólogo, principalmente com a entrada do iPhone no mercado brasileiro.A procura por serviços móveis tem aumentado bastante, tornando essa uma área bem interessante para o profissional de redes. Fabricantes de equipamentos de informática, como Cisco e 3COM, em São Paulo, também abrem espaço para o tecnólogo. Além disso, há demanda em empresas dos mais variados setores e portes. Até mesmo grandes propriedades rurais necessitam do tecnólogo para fazer a implantação de redes de computadores, gerenciamento dos pontos de redes, manutenção e assistência técnica. Grandes centros urbanos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná oferecem as melhores oportunidades de trabalho. Há boa procura em estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Paraíba, e em Brasília. Recentemente, cresceu a demanda desses profissionais no Tocantins.


O CURSO


Nomes diferentes identificam os vários cursos dedicados a formar esse profissional, mas o currículo de todos é basicamente o mesmo. O ponto de partida é o estudo de matérias gerais, como física, matemática, redação e inglês técnico, e aulas em laboratório de eletrônica, eletrotécnica e computação. Na formação prática, que ocupa boa parte da grade curricular, você toma contato com análise de circuitos, eletrônica digital, micro processamento, linguagens de programação, segurança de sistemas computacionais e projeto e instalação de redes. Como muitos estudantes,depois que se formam, resolvem trabalhar como autônomos ou abrir o próprio negócio, a maioria das escolas oferece disciplinas mais ligadas à administração e gestão. Para a diplomação, as instituições de ensino exigem um trabalho de conclusão e também a realização de um estágio, que, geralmente, pode ser cumprido a partir do segundo ano. 

Duração média: três anos.

Outros nomes: Análise de Sist. e Tecnol. da Inf. (seg. da inf.);Ger. de Redes de Comput.; Ger. de Redes de Comput. (inform.);Gestão de Amb. Internet e Redes de Comput.; Gestão de Redes de Comput.; Gestão em Redes de Comput.; Inform. (ênf. emredes de comput.); Inform. (redes de comput.); Inform.Empr.; Redes de Comun. de Dados; Seg. da Inf.




Nenhum comentário:

Postar um comentário