terça-feira, 16 de março de 2010

CARTUNISTA


O que é ser um cartunista:

Cartunista é o desenhista profissional que produz cartuns (cartoons). O cartum é um desenho humorístico que sintetiza características e aspectos sociais e cotidianos e os analisa criticamente, porém com caráter leve e descontraído. O cartunista, na maioria das vezes, reproduz estereótipos, acontecimentos comuns, tipos sociais e cenas cotidianas, expressando sua opinião de forma humorística. É muito comum, atualmente, o termo cartunista ser utilizado para designar desenhistas de histórias em quadrinhos em geral (não apenas os humorísticos) e de mangas (histórias em quadrinhos japonesa).

Quais as características desejáveis para ser um cartunista?

Para ser um cartunista é necessário que o profissional tenha talento para desenhar e que seja criativo. Outras características desejáveis são:
  • responsabilidade
  • capacidade de criar histórias
  • auto-confiança
  • capacidade de observação
  • capacidade de organização
  • raciocínio rápido 
  • agilidade
  • determinação
  • disciplina
  • sensibilidade artística
  • habilidades manuais

Qual a formação necessária para ser um cartunista?

Não existe formação necessária para ser um cartunista, basta ter talento para desenhar e ser criativo. Existem muitos cursos de desenho, workshops da área e até cursos técnicos específicos para se tornar um cartunista, como o curso de "produção de charges, cartuns e histórias em quadrinhos". Este curso ainda é novo no Brasil e oferecido por poucas instituições de ensino, porém, é muito bem recomendado. A grade curricular do curso visa a formação prática do aluno e é voltada para o mercado de trabalho, na tentativa de criar um profissional completo, que esteja apto tanto para desenhar, quanto para escrever roteiros, criar personagens e tipos novos, etc.

Principais atividades

  • observar situações cotidianas ou inesperadas que acontecem na sociedade 
  • criar personagens baseados em personagens reais, em estereótipos, ou até mesmo simplesmente estilizar personagens comuns de modo que adquiram caráter humorístico
  • elaborar histórias cômica de situações cotidianas e trabalhar na tentativa de aproximá-la ao máximo da realidade das pessoas e de fazer com que o público se identifique com as situações
  • expressar sua opinião de maneira humorística e leve por meio de cartuns e histórias

Áreas de atuação e especialidades

O cartunista trabalha com a elaboração de cartuns e histórias em quadrinhos, e pode publicá-las em jornais, periódicos, revistas, em revistinhas próprias, na internet, etc. Esse profissional, muitas vezes trabalha com ajuda de equipamentos digitais, mas o trabalho inicial de criação é, na maioria das vezes, feito manualmente. O cartunista também pode trabalhar em estúdios de animação, desenhando e tornando os movimentos dos personagens cada vez mais realistas.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional vem se expandindo, principalmente quando ele tem talento. A área de animações e de desenhos digitais vem se tornando cada vez mais promissora, isso por que as novas tecnologias fazem com que o trabalho seja mais realista e bem feito, além de poder ser utilizado em diversas áreas da produção digital.

Curiosidades

Durante os séculos XVII e XVIII, alguns ingleses desenharam e venderam caricaturas, desenhos nos quais o desenhista deforma ou exagera as principais características daquilo que está sendo reproduzido. 

Foi então que Honoré Daumier, um artista francês, começou a fazer cartuns. Ele trabalhou durante muitos anos fazendo desenhos para jornais e revistas da França. Depois de todo esse empenho, ele acabou sendo considerado o "pai do cartum moderno".

A história do cartum tem uma data muito importante: 1841. Nesse ano uma revista inglesa chamada Punch começou a publicar cartuns com regularidade. As pessoas gostaram e a idéia seguiu adiante.

Os cartuns começaram, então, a aparecer também em jornais, comentando e criticando os acontecimentos com muita rapidez. Entre 1930 e 1940 foi a vez dos quadrinhos, que começaram a ficar cada vez mais conhecidos e queridos no mundo todo.


No Brasil, o cartum tornou-se muito popular. Um elemento que contribuiu muito para isso foi a revista Pererê, de Ziraldo, que abordava problemas políticos e sociais de nosso país. 

Um comentário:

guilherme disse...

gosto muito de desenhar mais num sei por onde começar tenho medo de investir em algum curso e num consegui trabalho ...
por onde eu devo começar . isso é meu sonho;

gui_lher_me_gabriels@yahoo.com.br

Postar um comentário