quinta-feira, 25 de março de 2010

PEDAGOGO


O QUE FAZ - É o profissional responsável pela administração e pela condução dos assuntos referentes à educação. Pode se especializar em duas áreas: Magistério e Administração. O Pedagogo estuda, desenvolve e aplica métodos didáticos que visam garantir a eficácia do processo ensino/aprendizagem. Acompanha o cumprimento das normas legais nos estabelecimentos de ensino. Visa a formação do aluno.

CAMPO DE TRABALHO

Administração Escolar – Planejamento, organização e controle do ensino em escolas de ensino fundamental e ensino médio. Atua também no gerenciamento das instalações e dos recursos humanos, materiais e financeiros, além da orientação de professores, aperfeiçoamento do ensino e elaboração do currículo e do calendário escolar.

Educação Especial – Atua junto a alunos excepcionais, deficientes físicos e mentais. Seu objetivo é desenvolver habilidades básicas da comunicação. Trabalha com fisioterapeutas, lingüistas, neurologistas e psicólogos.

Ensino – Alfabetização de crianças na pré-escola ou de adultos em programas especiais. Pode ser professor de turmas iniciais do ensino fundamental ou lecionar matérias específicas do ensino fundamental e ensino médio.

Orientação Educacional – É responsável pela assistência ao estudante de ensinos fundamental e médio no desenvolvimento da personalidade.

Supervisão Escolar – Planejamento das etapas do processo de ensino; orientação de professores. Pode também trabalhar em secretarias de Educação.
REGULAMENTAÇÃO - Lei 9.394 de 20/12/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). O registro profissional varia de acordo com a habilitação: o Orientador Educacional deve comprovar um ano de experiência como professor; o Administrador, Inspetor e Supervisor Escolar deve comprovar experiência de seis meses e o especialista em Magistério pode obter o registro para ministrar até três disciplinas no ensino médio e mais uma no ensino fundamental.

DURAÇÃO - 4 anos, incluindo um estágio supervisionado obrigatório de 110 horas ou 5% da carga horária plena.
CONTEÚDO - Filosofia, Sociologia e História da Educação fazem parte do currículo básico. O aluno estuda também a estrutura do sistema escolar, métodos de atuação no primeiro e segundo grau, além de alfabetização pré-escolar. Orientação Vocacional para adolescentes também faz parte do aprendizado.
TITULAÇÃO - Licenciado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, Inspeção Escolar, Educação de Deficientes Visuais, de Audiocomunicação e Mentais, Magistério – pré-primário, classes de alfabetização, séries iniciais do ensino fundamental, Matérias Pedagógicas do ensino médio, Orientação Vocacional, Supervisão Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário