quarta-feira, 17 de março de 2010

ENGENHEIRO DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA


Informações - Nos últimos 30 anos o mundo vem testemunhando uma revolução biológica de dimensões nunca antes vista. Processos em que a natureza poderia levar centenas de milhares de anos são agora realizados de um dia para outro com o auxilio da engenharia genética e da biologia molecular. Essas transformações induzem reestruturações importantes nas áreas da agricultura, medicina e farmácia, produção animal, meio ambiente, entre outras. Dentro deste contexto, a Biotecnologia se destaca como uma das atividades científicas, econômicas e tecnológicas mais promissoras do próximo século.
Formação - Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia


Período de formação – 4 anos.


Níveis - Superior (Graduação, Extensão e Tecnologia), pós-graduação: Mestrado (Especialização, Mestrado) e Doutorado.


Currículo - Introdução a biotecnologia, Engenharia enzimática, Cálculo, Parasitologia molecular, Geometria analítica Economia e Administração, Microbiologia geral, Esterilização de equipamentos, meios e ar em bioprocessos, Bioquímica básica, Bioreatores : Projeto e modelagem, Química geral, Melhoramento genético de microrganismos de interesse industrial, Física, Cultura de células e tecidos vegetais in vitro : princípios e aplicações, Álgebra linear, Matemática aplicada a biotecnologia, Princípios de química orgânica, Princípios e técnicas na produção de vacinas, Programação de computadores, Instrumentação e controle em bioprocessos, Físico química, Cultivo de células animais em bioreatores, Fundamentos de química analítica, Biosegurança e ética em biotecnologia, Bioquímica experimenta, Operações unitárias aplicada a separação e purificação de bioprodutos, Termodinâmica aplicada a biotecnologia, Biotransformação de compostos orgânicos, Fenômenos de transporte em biotecnologia, Biomateriais e biomecânica, Introdução a genética, Projeto de industrias de biotecnologia, Imunologia, Biotecnologia aplicada a industria de alimentos, Estatística e planejamento experimenta, Biotecnologia ambiental, Bioquímica de microrganismos, Processamento e purificação de proteínas, Biologia molecular, Engenharia genética aplicada, Processos fermentativos industriais, Estágio na industria ou laboratório de biotecnologia.


Áreas de atuação - Nas industrias de: alimentos, bebidas, farmácia, vacinas, insumos, biológicos para agricultura, pecuária e produção florestal; na área ambiental, médica, como pesquisador, na assistência técnica, na automação e controle de bioprocessos, no controle de qualidade de alimentos, animais e microrganismos transgênicos, atua também na área de ensino e formação de recursos humanos.


Perfil do Profissional - O perfil do estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é o da dedicação integral. Isto permite um planejamento adequado e otimizado das atividades académico-curriculares, inclusive os estágios do curso. Portanto, o aluno deve ter habilidades para reconhecer problemas ambientais e buscar soluções regionais e ter iniciativas para desenvolver métodos de investigação ambiental, motivação para o estudo e para realização de pesquisa.


Traços que pavorecem o profissional - Equilíbrio emocional, ou "Inteligência" emocional, aptidão para lidar com coisas concretas e abstratas, capacidade de concentração, ordeiro, dedicação, criatividade, interesse pela Matemática, Biologia, Química e Física, Engenharia Genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário