sexta-feira, 12 de março de 2010

TECNÓLOGO EM IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

Esse tecnólogo executa obras de construção e manutenção de sistemas de irrigação e drenagem em áreas de plantação. Em parceria com o engenheiro agrícola, define sistemas de distribuição de água, implanta canais e instala bombas, auxiliando na conservação e na manutenção dos equipamentos. Verifica os efeitos da passagem de água pelo solo, controlando as alterações físicas e químicas que podem ocorrer ali. Acompanha os cuidados com culturas que utilizem métodos de irrigação e drenagem e orienta a aplicação de defensivos e fertilizantes por meio da irrigação. Envolve-se, ainda, em trabalhos topográficos de preparação da área para a canalização de águas, analisando e controlando o impacto ambiental causado pelos sistemas utilizados.


MERCADO DE TRABALHO


A necessidade de implantação de um amplo programa de irrigação no país, que tem apenas 6% de sua área agrícola irrigada, o equivalente a 3,5 milhões de hectares, abre boas chances para o tecnólogo. Estimativas mostram que o país possui ainda 20 milhões de hectares para ser irrigados. Além das propriedades rurais voltadas para a agricultura, onde o tecnólogo cuida, em parceria com o engenheiro agrícola, do manejo e da manutenção de máquinas de irrigação, empresas agrícolas públicas e privadas,agências do governo e indústrias são os maiores empregadores. No Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, há boas perspectivas também em empresas que fabricam ou revendem sistemas de irrigação. Nesse caso, o profissional é contratado para atuar como consultor técnico e vendedor de equipamentos. Outra região aquecida é a do Vale do Rio São Francisco, no Nordeste, importante pólo de produção de frutas. Nesse caso, o especialista é contratado para planejar e implantar sistemas que usem as águas do rio de forma sustentável.


O CURSO


No ciclo básico, você vai estudar cálculo, administração e física. Em seguida, o currículo aborda tanto aspectos teóricos quanto práticos da profissão. Nas fazendas experimentais, por exemplo, já a partir do segundo semestre, o estudante conhece topografia, hidráulica e hidrologia agrícola, manejo e conservação de solos e da água, gestão ambiental e economia agrícola. O estágio, com pelo menos 360 horas de duração, é obrigatório e ocorre em duas etapas:primeiro nas fazendas e, depois, em empresas de irrigação e drenagem da região. Para se formar,o aluno deve apresentar um projeto, aplicando os conhecimentos adquiridos. 

Duração média:três anos e meio.

Outro nomeMeio Amb. e Rec. Hídricos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário