domingo, 7 de março de 2010

BACHAREL E TECNÓLOGO EM COMÉRCIO EXTERIOR

São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, identifica as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação. Com conhecimentos de direito internacional, pode exercer a função de despachante aduaneiro, atuando no controle de importação ou exportação de bens ou mercadorias. Seu campo de trabalho também envolve atividade sem instituições financeiras, departamentos de desenvolvimento econômico, empresas de seguro e de transporte.


 MERCADO DE TRABALHO


Mesmo com a atual crise econômica mundial, o mercado de trabalho para esses profissionais não sofre grandes alterações graças ao potencial da agropecuária brasileira – o agronegócio é responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 36,4% das exportações, segundo dados de 2007 do IBGE. As melhores oportunidades estão no Rio de Janeiro e em São Paulo, que concentram grandes indústrias e muitas firmas exportadoras e importadoras, além do porto de Santos. Há também uma procura crescente na Região Sul, em razão do comércio com o Mercosul, e no Nordeste, devido à instalação de novas indústrias. "A Região Nordeste tem diversificado sua pauta de exportação e importação, o que aumenta a demanda por profissionais em mercados internacionais", afirma Tereza Maria de Oliveira, coordenadora do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará. 

bacharel é muito requisitado para atuar nas áreas de logística, marketing e análise de negócios em empresas dos mais diferentes ramos, como as alimentícias, automotivas, frigorífica e de vestuário. Outro campo que tem crescido muito é o de assessoria e consultoria a empresas de pequeno e médio portes. "Medidas do governo federal, principalmente por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), têm propiciado a participação dessas empresas em feiras e ampliado as vendas de seus produtos no exterior, explica Manoel Antonio dos Santos, coordenador do curso de Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina. 

Já o tecnólogo tem sido cada vez mais requisitado para atuar como agenciador de carga, assistente de logística e operador de importação e exportação em empresas do setor e em grandes companhias que disponham, em sua estrutura,de um departamento voltado para o comércio exterior. As indústrias de médio porte também contratam esse especialista para cuidar de todo o trâmite referente à compra e à venda de produtos com parceiros estrangeiros.



  O CURSO


Tanto na formação do bacharel quanto nado tecnólogo, os cursos mesclam matérias da área de exatas com as mais específicas da área de comércio exterior. 

No bacharelado estuda-se matemática financeira,administração, economia, contabilidade e estatística. O currículo ainda é recheado de disciplinas como direito internacional, logística, sistemas de importação e exportação, legislação tributária e aduaneira e negociações internacionais. Não ficam de fora sociologia, inglês (básico e avançado), espanhol (básico e avançado), ética e comunicação empresarial. O estágio é obrigatório no último ano.

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Comércio Intern.; Gestão de Comércio Intern.; Neg. Intern. 


O curso tecnológico inicia-se com as disciplinas estruturais, como matemática, inglês instrumental, comunicação empresarial e conceitos básicos de comércio exterior. Depois, o currículo passa a enfatizar principalmente as aulas de economia, marketing, administração, direito internacional e legislação aduaneira. Alguns cursos, como o de Gestão de Negócios Internacionais, formam o profissional para a carreira de relações internacionais corporativas.

Duração média: dois anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário