quarta-feira, 3 de março de 2010

PROFISSIONAL DE LETRAS

Para fazer este curso não basta gostar de ler, é importante saber escrever bem. É preciso querer conhecer todos os mistérios de uma língua, seja ela o português ou alguma estrangeira. O profissional formado no curso de Letras pode fazer tradução, estudar literatura e dar aulas.

Os cursos podem oferecer habilitação em licenciatura ou bacharelado, combinando o estudo do português com uma língua estrangeira moderna, como inglês, espanhol ou francês; ou ainda línguas clássicas como grego e latim.

O profissional de Letras pode atuar na área de tradução empresarial, em editoras como tradutor e revisor de textos de livros, jornais ou revistas, fazer legendagem para televisão e cinema, além de trabalhar em eventos internacionais.

Outra opção mais comum é o ensino de idiomas em escolas de línguas ou colégios das redes pública e particular. Aqueles que fazem mestrado ou doutorado também podem lecionar em universidades e desenvolver projetos de pesquisa. Os profissionais habilitados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) também são bastante requisitados.

Algumas disciplinas vistas na faculdade são teoria da literatura, literatura brasileira, análise de textos, cultura brasileira, crítica literária, língua portuguesa, prática de ensino, português instrumental, leitura e produção de textos, lingüística, língua latina, língua inglesa, inglês comercial, inglês instrumental, língua francesa, tradução orientada e língua espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário