sexta-feira, 26 de março de 2010

ENGENHEIRO AGRIMENSOR


Vinte e quatro horas por dia, os satélites ligados à rede mundial GPS (Global Positioning System, em português sistema de posicionamento global) enviam para a Terra dados precisos e em três dimensões de toda a superfície do planeta. Graças à GPS é possível mapear culturas agrícolas, malhas hídricas, recursos naturais, localizar áreas desmatadas e detectar até movimentação de veículos e tropas em terrenos. Esse desenvolvimento da informática e das telecomunicações está revolucionando a atividade do engenheiro agrimensor, já que a topografia convencional vem sendo substituída pela digital. Segundo o professor Fernando Alves Pinto, coordenador do curso da UFV, em Minas Gerais, "atualmente, a coleta de dados em campo é feita por meio da estação total, que é computadorizada, e dos satélites GPS".
Com ou sem a ajuda da tecnologia, a principal atribuição do engenheiro agrimensor é descrever as dimensões do terreno, levantando informações sobre a superfície, o relevo e os contornos físicos da área, para que uma obra possa ser erguida. Sem ele, o projeto do arquiteto e os cálculos do engenheiro não saem do papel. Esse profissional também define as estruturas, faz os cálculos das fundações e detecta a necessidade ou não de se fazer aterros para a construção de aeroportos, hidrelétricas, barragens, redes de água e esgoto, linhas de transmissão de energia e de telecomunicações. Na implantação de um loteamento, por exemplo, cabe a ele pesquisar os pontos que delimitam cada terreno, que serão usados como referência para sua representação na planta. O profissional poderá, ainda, especializar-se em levantamentos topográficos sobre o meio ambiente.



O mercado

"Em alta a área de peritagem judicial e de avaliação", garante Emílio Fares, presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores de São Paulo. "O mercado de trabalho é vasto em prefeituras e empresas de serviços em topografia, em virtude da carência de mapas", afirma Fernando Pinto, da UFV.

O curso


Nos dois primeiros anos, física, matemática, química e computação são matérias fundamentais. A partir do terceiro, começam as aulas de aerofotogrametria e o treinamento de cálculo e medição. Você aprenderá tecnologia de satélites e vai utilizar equipamentos eletrônicos de medição de distância, ângulos e relevo. Para a formatura, o estágio é obrigatório. Duração média: cinco anos.


Matérias
- Astronomia de Campo
- Cálculo Diferencial
- Cálculo Integral
- Cálculo Numérico
- Cálculo Vetorial
- Desenho a mão livre
- Desenho Geométrico
- Desenho Técnico
- Direito e Legislação de Terra
- Economia
- Estatística
- Estradas
- Física
- Geodésia
- Geologia
- Geometria Analítica
- Geometria Descritiva
- Mecânica
- Obras Hidráulicas
- Organização e Administração de Empresas
- Topografia
- Traçado das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário