terça-feira, 23 de março de 2010

COACHING (TREINADOR)


O que é ser um coach?

Coaching é a profissão que vem da palavra coach, que em inglês significa treinador. O coach é o profissional que atua tanto no campo pessoal, quanto no profissional, oferecendo aos clientes suporte e instrução para que se desenvolvam rapidamente e produzam resultados mais satisfatórios. O profissional de coaching é responsável por motivar e encorajar os clientes, tratar de aspectos humanos e mentais, oferecer informações válidas, transmitir técnicas e conhecimentos, além de estabelecer opções baseadas no comprometimento pessoal com o seu projeto. Pessoas em fase de mudança de carreira ou de rumo de vida, que buscam apoio e rendimento em áreas específicas buscam no coach auxílio nas tomadas de decisão. Atualmente os jovens também requisitam os serviços desse profissional, devido à grande cobrança da sociedade sobre eles. Em síntese, o coach é o profissional que define os objetivos e traça as metas visadas pelos clientes, avalia suas forças e fraquezas, bem como define os pontos que contribuem e os que impedem a realização do projeto, tanto no cliente, como no cenário que ele está inserido, a fim de definir um plano que alcance os objetivos desejados.

Quais as características necessárias para ser um coach?

Para ser um coach, além dos conceitos transmitidos através do curso preparatório, é necessário o conhecimento de conceitos de psicologia e recursos humanos, e técnicos da área em que o coach atuará (administrativa, esportiva, espiritual, bem-estar, etc.), o domínio do idioma inglês também é importante. Outras características necessárias a um coach são:
  • capacidade de observação
  • detalhismo
  • habilidade para lidar com as pessoas
  • clareza verbal e de idéias
  • visão de projeto
  • disciplina
  • bom-senso
  • comprometimento
  • capacidade de avaliar situações e de analisar comportamentos humanos
  • compreensão
  • flexibilidade
  • capacidade de diagnóstico
  • habilidade de contratação (para coach empresarial)
  • capacidade de distinguir forças e fraquezas dos seres humanos
  • habilidade para analisar pontos positivos e negativos de um projeto
  • realismo
  • sinceridade e honestidade
  • capacidade de reconhecimento de erros e acertos
  • otimismo
  • distanciamento emocional

Qual a formação necessária para ser um coach?

Por ser uma profissão relativamente nova no mercado, ainda existem poucos cursos de coaching no Brasil. Muitos profissionais ainda se formam em Psicologia ou Recursos Humanos e depois se especializam em coach. O ideal é procurar um curso credenciado e certificado, de preferência no ICF (International Coach Federation), que oferece ao aluno grandes oportunidades de aprendizado, e formação abrangente para o coaching empresarial e pessoal. A escolha de um bom coach é imprescindível para o sucesso do projeto, portanto a experiência profissional também é um ponto forte na profissão. É também um diferencial para o profissional o domínio do idioma inglês, e a constante atualização por meio de cursos e workshops teóricos, para se atualizar sobre novas técnicas de encorajamento e motivação, além de se inteirar das novidades do mundo profissional.

Principais atividades

Basicamente, o trabalho do coch está baseado em três pilares: a meta, os valores e as crenças do cliente. Para meta entende-se: o que você quer e como alcançar. Valores são idéias subjetivas, como honestidade, saúde, responsabilidade, família, e podem ou não dar suporte às metas; o coach incentiva o cliente a conhecê-los e trabalha com os valores que entram em contradição com as metas, buscando um lugar-comum. Finalmente, as crenças são basicamente o que o cliente acredita sobre si, suas capacidades, sobre o seu trabalho e sua vida. Tais crenças podem ser limitantes ou possibilitadoras, e o coach irá trabalhar para reforçar as positivas no sentido de incentivar o alcance das metas.
De maneira geral, o coach:
  • caracteriza o tipo de serviço a ser prestado
  • descreve os limites de alcance do trabalho
  • estabelece metas junto ao cliente
  • estabelece um plano para atingir essas metas
  • obtêm informações sobre o cliente ou do empreendimento, suas características e história de vida
  • analisa os pontos fortes e as fraquezas do cliente
  • analisa as condições e elabora um relatório de características positivas e negativas do cliente ou do cenário que ele está inserido, traçando um plano para o alcance das metas
  • aborda aspectos logísticos do projeto
  • motiva e encoraja os clientes
  • transmite informações válidas, conhecimentos e técnicas interessantes
  • troca experiências de vida com o cliente, sendo sempre produtivo para ambos
  • garante estabilidade e confiança na sua relação com o cliente

Áreas de atuação e especialidades

O coach trabalha com a idéia de que é necessário vencer um "oponente" interno (medos, condicionamentos prejudiciais, limitações técnicas e mentais). O coach pode trabalhar tanto na área profissional, quanto na pessoal. Algumas especialidades conhecidas são:
  • coaching para a criação de habilidades: é a especialidade que trata da necessidade de adquirir determinados conhecimentos, habilidades, capacidades e perspectivas
  • coaching para melhoria de desempenho: visa a melhoria do desempenho do executivo em diversas áreas
  • coaching para desenvolvimento: especialidade que visa a preparação do executivo para outro cargo, em caso de promoção ou de remanejamento de quadro de funcionários
  • coaching para desenvolvimento de liderança: especialidade que visa promover no profissional a criação de um espírito de liderança, além de trabalhar com as características pessoais mais marcantes do profissional, adequando-o ao papel de líder
  • coaching para a melhoria da eficácia da equipe: essa especialidade trabalha com a equipe, analisa as características do grupo, elabora planos desenvolver uma equipe mais integrada e harmoniosa, bem como analisa a produtividade e o aproveitamento da equipe
  • coaching para facilitação de transições: especialidade que visa a preparação do profissional para algum tipo de transição na carreira ou na vida, adequando-o a próxima fase da vida ou da carreira
  • coaching para a melhoria da saúde / bem-estar: especialidade que visa a melhoria da qualidade de vida do cliente, analisando fatos da vida pessoal e profissional
  • aconselhamento de carreiras: especialidade de coaching que trabalha com o aconselhamento de profissionais, analisando suas características e auxiliando-os nas escolhas necessárias
  • coaching de vida: especializa-se na identificação de valores e crenças possibilitadoras e limitantes do cliente em relação ao equilíbrio dos oito quadrantes da chamada "roda da vida": meio ambiente físico (arredores e bens); saúde; carreira; relacionamentos; romance; autodesenvolvimento e espiritualidade; finanças e diversão e recreação.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o coach é amplo, pois esse profissional pode atuar tanto na vida pessoal quanto na profissional do cliente. No aconselhamento profissional, o coach pode trabalhar em todas as áreas, atuando na gestão e acompanhamento de carreiras. Atualmente, os jovens também fazem parte do público- alvo dos coachs, devido à grande pressão exercida pela sociedade e pelo mercado competitivo, embora as grandes empresas e corporações ainda sejam os maiores empregadores. Com a competitividade cada vez mais acirrada, o profissional de coaching ganha grande espaço no mercado.

Curiosidades

Coach, é uma palavra que vem do inglês e significa treinador, ou coche do francês, ou kutche do alemão, ou kocsí do húngaro. A expressão coaching foi utilizada pela primeira vez na cidade húngara de Kocs, para designar "carruagem de quatro rodas". Porém, na gíria universitária de origem norte-americana, essa expressão significava um "tutor particular", que ajuda os alunos em épocas de provas, instrutor, treinador de atletas, atores ou cantores. Atualmente, a expressão coaching é uma profissão, que cuida da gestão e do acompanhamento de carreiras e da motivação dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário